Todas as mensagens do blog (503)

Futuro Ameaçador: Nordeste brasileiro está sob a sombra da ameaça nuclear

A riqueza cultural e a força para superar adversidades das mais amargas são marcas do povo do Nordeste. Mas a luta agora é contra um inimigo muito mais assustador. A ameaça nuclear, já presente com a mineração de urânio em Caetité, na Bahia, estica seus tentáculos na direção de Pernambuco e do Ceará.

Comunidades tradicionais estão em risco. Indígenas, quilombolas, campesinos e ribeirinhos são abordados com falsas promessas, sobretudo…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 3 fevereiro 2024 às 8:30 — Sem comentários

Descarte impossível: lixo nuclear é problema sem solução e será ameaça perigosa durante os próximos séculos

As pequenas placas parcialmente cobertas de mato alto ao longo do arame farpado trazem alerta: "Perigo! Risco de radiação". Mas a ameaça à vida dos moradores de São Paulo, Caldas em Minas Gerais e Abadia de Goiás é muito maior do que os discretos alertas podem fazer crer.

Os depósitos de lixo nuclear no Brasil, decorrentes da atividade perigosa, são mal fiscalizados e com pouca segurança. Na maior cidade de todo o hemisfério sul,…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 26 janeiro 2024 às 20:30 — Sem comentários

2023, o ano mais sinistro para o Programa Nuclear Brasileiro

E 2024 já chegou com problemas, incluindo o desligamento de Angra 1

Desde que foi criado, há 72 anos, o Programa Nuclear Brasileiro e as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) nunc…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 21 janeiro 2024 às 9:46 — Sem comentários

Angra dos Reis (RJ) e Caetité (BA): territórios em constante insegurança nuclear, com moradores cercados pelos medos atômicos.

Neste início de 2024, as cidades produtoras da energia nuclear brasileira, Angra com duas usinas, e Caetité com as minas de urânio, vivem em cenários de problemas recorrentes. Um vendaval destelhou instalações da mina radiotiva baiana, a produção de urânio teve de ser paralisada. E falhas no sistema mecânico das turbinas de Angra 1 levaram à paralisação da unidade. Esta série de ocorridos deixa especialistas e a sociedade em alerta…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 19 janeiro 2024 às 19:30 — Sem comentários

Cara e Perigosa: energia nuclear é péssima para o Brasil

No debate sobre a conclusão das obras de Angra 3, há diversos pontos que precisam ser compreendidos pela população. Embora discutir em profundidade riscos e benefícios da energia nuclear exija o domínio de informações científicas, há coisas básicas ao acesso de todos, como o fato de que de repente, mesmo as melhores usinas podem explodir, como Fukushima, no Japão; que os rejeitos nucleares são um problema insolúvel pois não há ninguém que queira ser vizinho de um depósito desse tipo, e que a…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 16 dezembro 2023 às 9:42 — Sem comentários

Bomba-Relógio: depósito de lixo nuclear na zona sul de São Paulo expõe população

Interlagos abriga "lixão" de elementos radioativos em terreno mal sinalizado e com pouca segurança, vizinho a uma das maiores igrejas da metrópole.

Na zona sul da cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul, e a quinta cidade mais populosa do mundo funcionou por mais de 50 anos a Usina Santo Amaro, ou Nuclemon.

A unidade realizava o tratamento químico da…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 9 dezembro 2023 às 18:00 — Sem comentários

SAPÊ 40 celebrou décadas de lutas socioambientais

o evento ocorrido dia 30/11/2023 contou com roda de conversa,

homenagens e lançamento de livro

A comemoração da trajetória dos 40 anos de fundação da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica, realizou-se no dia 30 de novembro de 2023 na Câmara Municipal de Angra dos Reis. A…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 8 dezembro 2023 às 14:00 — Sem comentários

Itacuruba: Especulação Nuclear Insana

Comunidades do sertão pernambucano resistem à central nuclear

A ameaça da instalação de uma central nuclear às margens do Velho Chico, é no mínimo uma temeridade.   O rio, também conhecido como Opará pelos povos sertanejos, é um recurso hidríco de integração nacional que abastece sete estados, envolvendo 504 municípios do nosso país.

"Caso aconteça um acidente, não só munícipes de Itacuruba sofreriam os impactos, mas no mínimo 12 cidades incluindo algumas na Bahia", alerta…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 2 dezembro 2023 às 10:00 — Sem comentários

Resistência: comunidades do sertão do Ceará lutam para barrar mineração de urânio em Santa Quitéria

O Sertão dos Inhamuns, interior do Ceará, sofreu muito com a seca. Mas a ameaça agora é ainda maior do que a privação hídrica. O projeto para extração de urânio em Santa Quitéria é acusado de ferir direitos humanos com suas irregularidades e deixará um rastro de destruição que levará séculos para ser corrigido.

O projeto que leva o nome da mártir protetora dos angustiados e deprimidos tem gerado apreensão e medo. Santa Quitéria é uma sentença de dor em uma população de pelo menos 11…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 23 novembro 2023 às 13:00 — Sem comentários

Rastro de destruição: transporte de urânio é feito de forma irresponsável

São 636km entre Caetité e o Porto de Salvador. O que poderia ser uma bonita viagem pelo coração do maior estado no Nordeste, torna-se um pesadelo diante da carga que sai das minas e percorre todo esse chão, colocando milhares de pessoas em risco. O urânio retirado do subsolo do sertão sai em caminhões, como se fosse uma carga qualquer.

O chamado yellow cake, urânio no primeiro estágio de…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 10 novembro 2023 às 20:06 — Sem comentários

Caetité: urânio empobrece a saúde dos moradores do sertão baiano

Caetité, cidade localizada no sertão da Bahia, é o único lugar da América Latina com uma mina de urânio em atividade.

A cidade cujo nome em tupi significa ”mata da pedra grande”, referência a uma formação rochosa conhecida por “Pedra Redonda” sofre com problemas graves. Há registros de aumento de casos de câncer na população local, além de danos ao meio ambiente desde que a operação começou.

No ciclo inicial…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 4 novembro 2023 às 11:00 — Sem comentários

Lixo Nuclear em Caldas: sociedade civil encara silêncio da INB sobre descomissionamento de mina de urânio

SEM RESPOSTA – A sociedade civil aguarda, sem previsão, resposta sobre os inúmeros questionamentos relacionados a situação do lixo nuclear e das operações de mineração de urânio encerradas em Caldas, Minas Gerais.

Representantes da sociedade civil visitaram em setembro o local da mina de urânio abandonada em Caldas (MG) e as perguntas seguem em aberto. O governo e a INB, Indústrias Nucleares do Brasil não executaram efetivamente ações que…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 27 outubro 2023 às 17:30 — Sem comentários

Carta à Mãe Terra diz não ao Marco Temporal e à energia nuclear!

A carta “Vozes de Ilhéus à Assembleia da Mãe Terra e aos povos da Terra”, assumida por mais de 300 participantes do 2º Fórum Brasileiro dos Direitos da Natureza, disse não à energia nuclear, defendeu o urgente reconhecimento dos direitos da Natureza e requereu ao presidente Lula o veto do Marco Temporal das terras indígenas.

Mas o PL 2903, aprovado pelo Senado, apesar de extinto pelo Supremo…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 26 outubro 2023 às 15:30 — Sem comentários

O inconfiável setor nuclear

Por Heitor Scalambrini Costa* e Zoraide Vilasboas*

São extremamente preocupantes as perdas, desaparecimentos e roubos de material radioativo notificados à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Em 2019, ocorreram cerca de 190 ocorrências com material nuclear radioativo, fora do controle…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 12 outubro 2023 às 16:30 — Sem comentários

Negligência em série: incidentes em Angra evidenciam perigo de nova planta nuclear e ampliação da licença de Angra 1

Falhas repetidas e falta de transparência na gestão das usinas nucleares de Angra dos Reis colocam especialistas em alerta. Governo Federal estuda implantar novas centrais nucleares mesmo sem respostas sobre incidentes recentes.

Os investimentos para estudos de viabilidade econômica do Governo Federal para retomar a construção de uma terceira usina nuclear em Angra dos Reis, ao custo de…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 10 outubro 2023 às 7:00 — Sem comentários

Urânio à deriva no Rio de Janeiro tem perigos radiológicos e químicos significativos

Mais de um mês após a notícia do sumiço, especialista em física nuclear diz que tudo deve ser feito para encontrar o urânio…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 23 setembro 2023 às 13:30 — Sem comentários

O calvário das vítimas do Césio-137 continua em Goiania, 36 anos depois

O acidente com o Césio-137 em Goiânia, Brasil, em setembro de 1987, foi uma das piores tragédias atômicas mundiais, atrás apenas de Chernobyl e Fukushima. Embora não haja um "ranking" formal de acidentes radioativos, o caso de Goiânia está entre os eventos mais graves da história, devido aos impactos à saúde humana e ao ambiente local. É um exemplo trágico dos perigos associados ao manuseio inadequado de…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 21 setembro 2023 às 18:30 — Sem comentários

Deputado bolsonarista distorce causas do apagão de 15 de agosto

Alberto Feitosa (PL) afirmou que os motivos que levaram ao apagão estavam associados às fontes renováveis (energia solar e eólica), defendendo a instalação de usinas nucleares em Pernambuco.

Por Heitor Scalambrini Costa

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco de 15 de agosto de 2023, no mesmo dia do apagão que atingiu todo…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 5 setembro 2023 às 11:30 — Sem comentários

Sumiço de urânio enriquecido é irresponsabilidade da INB

A Articulação Antinuclear Brasileira vem a público alertar para o grande perigo decorrente do desaparecimento de duas cápsulas contendo 8 gramas de urânio enriquecido UF6 (testemunho do gás hexafluoreto de urânio) nas áreas de armazenamento da Fábrica de Combustível Nuclear em Resende, no Rio de Janeiro.…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 21 agosto 2023 às 14:30 — Sem comentários

Assista neste sábado, dia 27: Impactos da mineração de urânio em Minas Gerais e Bahia

Acontece neste sábado as 16h, nossa live com o tema "Impactos da mineração de urânio em Minas Gerais e Bahia".

A Mina do Cercado na cidade de Caldas -MG, foi o primeiro local do Brasil a se explorar urânio. Esta mina se esgotou, e encontra-se num quadro de sucateamento. O que se agrava com o depósito ilegal na mina de milhares de toneladas de…

Continuar

Adicionado por Articulação Antinuclear BR em 26 novembro 2021 às 9:42 — Sem comentários

Arquivos mensais

2024

2023

2021

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço