Rastro de destruição: transporte de urânio é feito de forma irresponsável

São 636km entre Caetité e o Porto de Salvador. O que poderia ser uma bonita viagem pelo coração do maior estado no Nordeste, torna-se um pesadelo diante da carga que sai das minas e percorre todo esse chão, colocando milhares de pessoas em risco. O urânio retirado do subsolo do sertão sai em caminhões, como se fosse uma carga qualquer.

O chamado yellow cake, urânio no primeiro estágio de industrialização, vai de Caetité ao porto por via rodoviária em estradas que não são compatíveis com o transporte de um material radioativo. Com o símbolo do nuclear, passa por comunidades e há muito trânsito.

O Porto de Salvador também não é adequado para esse tipo de carregamento. O plano de emergência do terminal não permite armazenamento de material radioativo. Quando os caminhões chegam já é preciso ter um navio a postos para o embarque.

Em 2011 houve um erro de logística grave, e os caminhões chegaram ao porto sem poder descarregar o urânio. Ficaram estacionados em áreas urbanas de comum acesso, sem fiscalização adequada, onde também é completamente inadequado. A sociedade civil na época protestou. Salvador é a maior capital do Nordeste, não deveria estar exposta a esse nível.

Os riscos entre o trajeto dessas duas cidades se agrava com a ameaça de continuidade da exploração em larga escala do urânio. Caetité e sua região estão sendo colocadas em riscos ambientais latentes, com a comunidade sertaneja duplamente atacada. Além da produção de urânio, a cidade recebe complexos eólicos centralizados. "Precisaríamos de uma boa discussão sobre o futuro que queremos para Caetité que é uma região que tem uma cultura significativa e que não pode estar ameaçada por esses mega empreendimentos que estão sendo implementados na região", alerta Renato Cunha, coordenador do Gambá, Grupo Ambientalista da Bahia.

Os imensos trajetos nacionais e internacionais necessários para o transporte do urânio desmistificam o argumento mentiroso da INB - Indústrias Nucleares do Brasil de que não há emissão de carbono na geração de energia nuclear. Além do maior impacto ambiental que é a emissão de gases radioativos em grande escala e toneladas de lixo atômico. Um rastro de destruição por onde o nuclear passa.

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço