Urânio à deriva no Rio de Janeiro tem perigos radiológicos e químicos significativos

Mais de um mês após a notícia do sumiço, especialista em física nuclear diz que tudo deve ser feito para encontrar o urânio sumido.

Zoraide Vilasboas*

Até o momento, nem um esclarecimento público foi dado sobre as investigações do paradeiro de duas ampolas contendo perigoso urânio enriquecido - usado na fabricação do combustível para as duas usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ) - que se escafederam na Fábrica de Combustível Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ). Noticiou-se apenas que a Polícia Federal arrolou 20 empregados da INB, onde foram inúteis as buscas, incluindo nas áreas supervisionadas e controladas. A sociedade brasileira, que não tem sido informada sobre o esquisito caso, continua aguardando explicação para o fato e a divulgação pública do andamento das apurões.

Cada uma das ampolas possui 8 gramas de gás hexafluoreto de urânio enriquecido (UF6), pertencentes ao lote testemunho de uma recarga de Angra 2. Assim que a notícia do sumiço veio a público (17.8.23), a INB apressou-se a minimizar o potencial do perigo. Tratando dos riscos radiológicos, em nota oficial, afirmou que “a liberação parcial ou total do conteúdo dos dois tubos não acarreta danos à saúde de um indivíduo do público em geral ou de um indivíduo ocupacionalmente exposto.”

No mesmo dia 17, em nota oficial a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), fiscal da INB, ratificou que uma possível liberação do conteúdo "não acarreta danos radiológicos à saúde de um indivíduo". Mas ressaltou a possibilidade de haver “risco químico associado à natureza tóxica dos compostos presentes, que podem provocar danos físicos localizados”. https://www.gov.br/cnen/pt-br/assunto/ultimas-noticias/sobre-as-ampolas-com-amostras-de-uf6-extraviadas-na-inb

INSEGURANÇA EM RADIOPROTEÇÃO

Se o perigo do manuseio do urânio é tão mínimo, porque já no dia seguinte a CNEN fez um bizarro apelo aos brasileiros em seu site? Em lugar de fazer ampla e continuada divulgação, com os esclarecimentos devidos à sociedade, divulgou fotos de uma ampola similar às extraviadas, pedindo a quem achar as peças que faça imediato contato pelos números (21) 98368-0763 e (21) 98368-0734 (a postos 24horas, incluindo fins de semana e feriados) https://www.gov.br/cnen/pt-br/assunto/ultimas-noticias/cnen-solicita-plano-de-acoes-imediatas-para-melhorias-nas-instalacoes-da-empresa-inb

Esta não é a primeira grave confusão registrada em instalações da INB. A irresponsabilidade com a proteção física, vigilância e gerenciamento das suas atividades, ocorre em constância temerária. A ausência de câmeras e sistema de segurança para monitorar o ambiente, prova a falta de controle das fontes radioativas no Brasil, denunciada nacionalmente desde 2006, pelo Relatório sobre Fiscalização e Segurança Nuclear da Câmara dos Deputados. https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/3743 Desde então, pouco mudou no cenário de erros técnico-operacionais, administrativo-gerenciais e acidentes, incluindo o eterno bate-cabeça entre INB e CNEN, parte das célebres atrapalhadas do Programa Nuclear Brasileiro.

Preocupada com a conhecida inconsistência da comunicação do setor nuclear e atenta à elucidação do fato, a Articulação Antinuclear Brasileira (AAB) divulgou nota pública responsabilizando a INB por mais esta falha crítica na manipulação e
proteção de material radioativo.
https://racismoambiental.net.br/2023/08/18/desaparecimento-de-urani... Sobre o assunto, o engenheiro em física nuclear Bruno Chareyron, da Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre a Radioatividade (CRIIRAD) da França, nos enviou o esclarecedor comunicado, abaixo transcrito. Que todos os esforços sejam realizados para a recuperação deste gás tão nefasto à saúde.

TAMANHO DO RISCO

A empresa INB afirma que dois tubos, cada um contendo 8 gramas de UF6 enriquecido, foram perdidos em julho de 2023. Se esses tubos forem abertos sem controle, o UF6 poderá escapar para o meio ambiente, podendo, em seguida, ser ingerido ou inalado.

O UF6 é um material radioativo que contém urânio 238, urânio 234 e urânio 235. Quando o urânio 234 e o urânio 238 decaem, eles emitem partículas alfa, particularmente perigosas se ingeridas, e mais ainda se inaladas.

Pode-se calcular que 8 gramas de UF6 enriquecido representam uma radioatividade bem superior a 100.000 Becquerels, ou seja, 100.000 desintegrações radioativas por segundo. A inalação de uma pequena fração do conteúdo dos tubos pode resultar em uma dose superior à dose anual máxima admissível para o público (1 miliSievert).

Em caso de contaminação interna, o urânio pode se difundir no corpo. Como tóxico químico e emissor de radiação, ele terá um impacto sobre os pulmões e outros órgãos (rins, ossos etc.) e aumentará o risco de leucemia e outros tipos de câncer a longo prazo (câncer de pulmão, sistema digestivo, rins, linfomas, mieloma múltiplo etc.).

Uma fração de urânio também pode atravessar a barreira hematoencefálica e se difundir no cérebro. Ele também afeta as funções reprodutivas e pode ser uma fonte de anormalidades genéticas. Em geral, muitas funções vitais podem ser afetadas pela contaminação por urânio.

Além disso, dependendo da temperatura e da umidade do ar, o UF6 (que se torna gasoso a 56 graus Celsius) se decompõe e forma ácido fluorídrico, causando queimaduras na pele e nos pulmões. O resultado final é que o UF6 é uma substância que apresenta riscos radiológicos e químicos significativos. Tudo deve ser feito para encontrar esses tubos.”

*Zoraide Vilasboas – ativista socioambiental pelos Direitos Humanos e da Natureza e facilitadora da AAB

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço