O calvário das vítimas do Césio-137 continua em Goiania, 36 anos depois

O acidente com o Césio-137 em Goiânia, Brasil, em setembro de 1987, foi uma das piores tragédias atômicas mundiais, atrás apenas de Chernobyl e Fukushima. Embora não haja um "ranking" formal de acidentes radioativos, o caso de Goiânia está entre os eventos mais graves da história, devido aos impactos à saúde humana e ao ambiente local. É um exemplo trágico dos perigos associados ao manuseio inadequado de materiais radioativos e é estudado no mundo como um caso emblemático de catástrofe nuclear.

Setembro de 1987. Dois catadores de sucata, Roberto dos Santos e Wagner Mota, entraram em uma antiga clínica radiológica abandonada, localizada no setor Aeroporto, em Goiânia, na busca de materiais para vender. Atraídos pelo valor que poderiam extrair da sucata de uma máquina de radioterapia coberta de chumbo, os amigos tornaram-se protagonistas do maior acidente com material radioativo da história do Brasil. E um dos mais graves do mundo.

Sem qualquer suspeita do risco que corriam, os catadores levaram o aparelho até Devair, dono de um ferro velho. Havia uma quantidade significativa de Césio-137. Eram 19g de um elemento radioativo altamente perigoso que mais parecia com uma pasta, de cor acinzentada, e virava pó quando friccionado. A crise deflagrada marcou para sempre a capital de Goiás, que viveu um dos eventos mais sombrios de sua história. O pó azul brilhante que encantou a todos em um primeiro momento tornaria-se o símbolo de um rastro de doença e morte.

Os Primeiros Sintomas da Tragédia com Césio-137

Vizinhos, amigos e parentes de Devair ficaram encantados com a beleza do material que foi manipulado espalhando-se em roupas e móveis. Algumas pessoas chegaram a passar o pó azul no rosto e nos próprios corpos. A cor associada ao acidente veio, na verdade, de uma substância fluorescente chamada sulfato de zinco. Essa substância foi adicionada à cápsula de chumbo que continha o Césio-137 para torná-la visível em caso de vazamento. Quando as cápsulas foram quebradas e o Césio-137 foi liberado, o sulfato de zinco se espalhou e emitiu uma luminescência azul sob luz ultravioleta, dando a aparência de "brilhar". 

O Césio-137 liberou uma quantidade incontrolável de radiação altamente perigosa. Os catadores começaram a apresentar sintomas alarmantes, como queimaduras na pele e náuseas. Percebendo a gravidade da situação, procuraram um médico que, por sua vez, alertou as autoridades de saúde locais. À medida que o caso era investigado, ficou claro que não se tratava de um incidente isolado. O Césio-137 havia se espalhado para outros locais, inclusive as casas dos catadores e das pessoas que tiveram contato com o material radioativo. Os danos cresceram de maneira exponencial. A radiação atingiu uma área de 2.000m2.

A Mobilização das Autoridades<>

O material circulou por diversos dias antes que as autoridades sanitárias fizessem um chamado, num estádio de futebol, para triar as pessoas atingidas. Trinta mil pessoas foram avaliadas e 257 tinham níveis elevados de radiação. Muitas delas foram transferidas para o Hospital Naval no Rio de Janeiro, onde havia estrutura para radioexpostos para uso do chamado "Azul da Prússia", antídoto para o Césio-137.

As autoridades isolaram a área ao redor da clínica abandonada e das casas contaminadas e equipes de resgate e proteção radiológica foram convocadas. Para proteger a população, foi necessária a evacuação de centenas de pessoas da região afetada. As casas e os objetos contaminados pelo Césio-137 foram isolados e removidos. O processo de descontaminação foi complexo e demorado, envolvendo a lavagem de pessoas e a limpeza de ambientes.

Vítimas do acidente com material radiológico

Quatro pessoas morreram em consequência da exposição à radiação durante o incidente. Leide das Neves Ferreira, de apenas 6 anos, teve contato com o material em 24 de setembro e foi uma das pessoas que perderam a vida após o contato com Césio-137. Encantada com o brilho do material, a criança teve lesões por todo o corpo depois que um primo espalhou o pó radioativo nos braços e pernas da menina. Ela morreu em 23 de outubro de 1987, depois de não responder ao tratamento.

Além de Leide, a tia dela, Maria Gabriela Ferreira, de 37 anos, Israel Batista dos Santo, de 22 anos, e Admilson Alves de Souza, de 18 morreram em decorrência da gravidade das lesões deixadas pelo Césio-137. Ivo e Devair, por sua vez, carregaram a culpa por causar o acidente pelo resto de suas vidas e caíram em depressão. Entregues à bebida e aos cigarros, ambos vieram a falecer, anos depois do episódio.

Além das mortes imediatas, muitas outras pessoas sofreram efeitos de saúde graves e de longo prazo devido à exposição à radiação, tornando o acidente um dos eventos mais trágicos envolvendo materiais radioativos na história do Brasil.

O acidente de Goiânia resultou em um processo judicial complexo. Os donos da clínica radiológica, responsáveis por deixar o material radioativo abandonado, foram condenados e cumpriram pena de prisão. Além disso, diversas instituições de saúde e órgãos regulatórios foram criticados por não terem fiscalizado adequadamente a clínica.

Os trabalhos de descontaminação dos locais afetados produziram 6.500 toneladas de lixo contaminado, com apenas 19 g de Césio-137. O lixo armazenado em caixas, tambores, containers era constituído de roupas, utensílios domésticos, plantas, solo, animais de estimação, veículos, materiais de construção – algumas casas foram implodidas, sem que pudesse tirar nada de dentro, sequer brinquedos ou fotografias. Todo esse lixo radioativo foi levado a um depósito construído na cidade de Abadia de Goiás, vizinha a Goiânia, onde deverá permanecer por pelo menos 180 anos.

"Hoje, o depósito dos resíduos do acidente é mais bem cuidado que as vítimas", lamenta Suely Lina Moraes Silva. Aos 65 anos, a presidente da AVCésio, Associação das Vítimas do Césio, faz parte do chamado Grupo 2, aquelas pessoas cuja exposição foi inferior a 50 rads no corpo, que é a unidade que mede a quantidade de radiação identificada. Filhos, sobrinhos, a cunhada e muitos amigos de Suely também estão entre as vítimas. Eles enfrentam hoje o desafio no reajuste da pensão, paga pelo poder público a 751 pessoas contaminadas.

A Prevenção de Futuros Acidentes

Após o acidente, foi inaugurado um centro para acompanhamento da saúde dos radioexpostos em Goiânia, onde periodicamente as pessoas são avaliadas. A pneumologista e médica do trabalho Vera Castellano vem se debruçando sobre a estrutura do Brasil para atendimento destes casos. "É importante lembrar que exposição à radiação, mesmo em pequenas quantidades, pode levar a alterações no DNA. Mesmo agora, mais de 30 anos após o acidente, podemos ter vítimas com câncer", explica a médica. "Não existe nenhum dado publicado sobre como é feito este acompanhamento", alerta. Na opinião da pesquisadora, há risco de novos acidentes acontecerem "para prevenir, precisamos de um grande controle das fontes radioativas utilizadas nos aparelhos médicos e nas indústrias", avalia.

Na opinião da médica, não estamos preparados para acidentes radiológicos que aconteçam em um futuro próximo. "Temos estes leitos no hospital do Rio de Janeiro, mas não vejo um plano bem definido para o caso de uma nova emergência, diferentemente do que encontramos no Japão", compara. Ela esteve em Hiroshima, onde há um setor estruturado para receber pessoas vítimas de acidentes radiológicos, que tem vários protocolos desde a chegada à unidade. Eles também têm um cadastro muito bem estruturado das pessoas expostas à bomba atômica com escala para os efeitos crônicos das exposições aos tipos de câncer que podem acontecer muitos anos depois. São as lições que o Brasil não aprendeu com o Césio-137 em Goiânia e deveria aprender.

Exibições: 25

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço