TRF-2 nega apelação para suspender obras de construção de Angra III

A Quinta Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) negou apelação do MPF (Ministério Público Federal), que ajuizou ação civil pública com a qual pretendia paralisar a construção da usina Angra III, na região sul fluminense. O autor da ação sustentou que não há lei definindo a localização da terceira unidade geradora de energia nuclear do país e que, além disso , não haveria a dotação adequada de recursos para os órgãos responsáveis pelo plano de emergência, para eventual caso de acidente nessa usina.

A ação foi proposta contra a União, a Eletrobras Termonuclear S/A e a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).  A primeira instância extinguiu o processo, reconhecendo que um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 2011 entre o MPF e a Eletrobrás Termonuclear S/A teria resolvido a disputa por meio da conciliação. Porém, o MPF afirma que o TAC trataria apenas da operação de Angra II.

Decreto 75.870/75, assinado pelo então presidente da República Ernesto Geisel, autorizou a construção de Angra III, determinando sua localização na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde já estão instaladas as duas primeiras usinas nucleares. O relator do processo no TRF-2, desembargador federal Marcus Abraham, destacou que, embora seja um ato do Executivo e não do Congresso Nacional, o decreto ganhou status de lei ordinária, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, pelo menos na parte que se refere à localização da usina: "A localização da usina de Angra III, que já fora dada validamente pelo Decreto 75.870/1975 em conformidade com a Constituição anterior, permanece hígida e recepcionada pela atual Lei Maior", ponderou.

O magistrado entendeu, ainda, que a questão do escoamento de pessoas tem de ser considerada em relação a todo o complexo nuclear Almirante Álvaro Alberto e não apenas a Angra III e que, por isso, não cabe discutir a dotação de recursos para cada unidade, separadamente. Além disso, o relator lembrou que, desde o início da implantação do projeto, já foram realizados vários investimentos que melhoram a segurança da população local: " A própria situação da BR-101 (Rio/Santos) já se alterou, uma vez que a estrada foi duplicada em 2009 no trecho entre Santa Cruz e Itacuruçá, interior do Rio de Janeiro, e já estão programadas obras do Programa de Aceleração do Crescimento em Angra dos Reis para que a duplicação alcance tal Município, bem como haja a ampliação do aeroporto da cidade".

Segundo informações do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, órgão central do Sipron (Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro), o governo federal realizou no começo de setembro, com moradores de Angra dos Reis e funcionários da Eletrobrás, a primeira simulação de acidente radioativo na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. O treinamento durou dois dias.

Fonte:

http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/66445/trf-2+neg...

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço