Oito anos atrás, José Alano um mecânico brasileiro aposentado, foi inspirado a recolher garrafas plásticas (PET) e caixas de leite usadas para desenvolver um sistema de aquecimento de água solar simples, barato e qualquer um poderia construir.
The Ecologist dedica um ótimo artigo contando sua história : ... vendo que, em sua pequena cidade de Tubarão não havia infra-estrutura para a reciclagem de embalagens e sentindo-se incapaz de jogar fora os recipientes no lixo, Alano e sua esposa logo encontrou uma sala cheia de garrafas e caixas de leite vazias. [...] Usando sua inteligência e experiência com energia solar, ele e sua mulher construíram uma versão alternativa com 100 100 garrafas PET e caixas de leite usadas. O protótipo funcionou perfeitamente, enquanto deu uma nova vida a todo esse lixo de forma responsável .desde a invenção do aquecedor solar de volta em 2002, Alan continuou a espalhar essa idéia no Brasil, através de conferências e workshops comunidades e escolas vizinhas.As autoridades locais, a mídia e até mesmo serviços públicos têm contribuído para a propagação desta prática maravilhosa. Os números exatos não são conhecidos, embora Alano cita alguns: Mais de 7.000 pessoas já estão se beneficiando com esses sensores homebuilt (DIY) apenas no estado de Santa Catarina. Já existem duas cooperativas, uma em Tubarão e outra em Florianópolis, o último dos quais tem 437 sensores a serem instalados nos municípios. No estado do Paraná, o número de sensores instalados em 2008 foi de 6.000, graças a oficinas e folhetos distribuídos entre a população . anexar várias fotos do processo de fabricação.
O mais impressionante é saber como Alan descreve a si mesmo: " . Eu não sou um inventor, mas um cidadão tentando encontrar soluções para os problemas "
Estes são os materiais básicos necessários: garrafas de plástico 2D (60), caixas de papelão (50) tubo de PVC de 100 mm (70 centímetros), tubo de PVC 20 mm (11.7m), 90 graus cotovelos 20 mm PVC (4), 20mm PVC (20), 20 milímetros tampas de PVC (2), cola de PVC, tinta preta and roll, lixa, fita auto-fusão, martelo de borracha, conectores T viu , madeira ou outro material para o apoio.
usados tubo de PVC com 100 mm de molde e cortar a parte inferior das garrafas. Corte do tubo de PVC 20 milímetros x 10 20 x 1 m e 8,5 cm pedaços e conectores são montados com o T. Cortar e pintar as caixas em tom de preto fosco e tubos de um metro de comprimento. E montados.
Painéis deve ser colocado pelo menos 30 cm abaixo do tanque e ser localizado ao sul, no hemisfério Norte, e ao norte no hemisfério sul, em uma parede ou teto. Para maximizar a absorção de calor, os painéis devem ser montados com o seu ângulo de latitude mais 10 °. Isso varia dependendo da área geográfica onde ele está instalado.
garrafas PET são substituídos a cada cinco anos ou quando eles são branqueados por ser o tempo e papelão só re-pintado, e com tudo isso descrito, só precisa nos dar um fim semana para colocá-lo em conjunto e ter uma mortas estas características peculiares.
Instruções gráficas:
Fonte:
http://ecocosas.com/arq/calentador-solar-gratis-con-botellas-pet/
© 2024 Criado por Articulação Antinuclear BR. Ativado por
Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!
Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira