TCU recomenda a paralisação da construção de Angra 3

Por Daniel Fariello, para O Globo

O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou, nesta quarta-feira, “diante das graves irregularidades apontadas pela unidade técnica”, a paralisação da construção da usina nuclear de Angra 3, já interrompida por falta de recursos. Em despacho do ministro Bruno Dantas, o tribunal também deu início formal ao processo que pode levar à inidoneidade as empresas participantes da construção da usina, identificado como um cartel pela Operação Lava-Jato.

O tribunal deu 15 dias para que a Eletrobras e as empresas envolvidas “apresentem razões de justificativa quanto aos indícios de restrição à competitividade e de formação de cartel”. As empresas citadas são: UTC Engenharia, Construtora Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Empresa Brasileira de Engenharia e Techint. Se consideradas inidôneas, essas empresas não poderão assumir novos contratos com a administração pública por até cinco anos.

A auditoria do TCU encontrou elementos de fraudes à licitação, descompasso entre execução física e financeira dos contratos, insuficiência de recursos para dar continuidade à execução contratual e inviabilidade econômica do empreendimento. Os dois contratos analisados têm valor de R$ 2,9 bilhões.

O ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, chegou a ser preso na Lava Jato e a empresa possui processo administrativo que, na interpretação do TCU, tende a resultar na anulação da licitação. Pelo despacho do ministro Dantas, a área técnica do TCU investigará também a participação de adentes públicos nas irregularidades, podendo, inclusive, realizar oitivas e diligências.

O ministro Dantas determinou a paralisação da obra da montagem eletromecânica da usina à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e que o TCU só reavaliará a recomendação “caso a Eletronuclear, em medida saneadora, tome providências para a declaração de nulidade da licitação e dos contratos correspondentes, procedendo ao devido encontro de contas de forma a reaver os prejuízos para encerramento dos contratos sem quaisquer danos ao erário”.

Por trás da decisão do TCU está um conflito com a Controladoria-Geral da União (CGU), que trata dos acordos de leniência pelo Poder Executivo. O TCU vem lançando mão do artigo 46 da Lei Orgânica do TCU para poder declarar as empresas inidôneas, mesmo que elas tenham feito acordos de leniência com o governo federal.

Segundo a área técnica do TCU, “é certo que a robustez, a intensidade e a gravidade do quadro indiciário disponível sobre a ocorrência de fraude têm o condão de levar à declaração de inidoneidade das empresas para participar, por até cinco anos, de licitação na Administração Pública Federal”.

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço