Novo vazamento no tanque de água altamente contaminada em Fukushima

A Tokyo Electric Power Co. ( TEPCO ), operadora do desastre que aconteceu na usina nuclear de Fukushima, revelou que outro tanque de armazenamento de retenção de água radiativa, utilizada para resfriar os reatores de fundição da usina, está vazando e que parte dessa água pode ter chegado ao Oceano Pacífico. Além de cerca de 300 toneladas de água subterrânea contaminada que vazou, este é o segundo vazamento de águas residuais altamente contaminadas.

TEPCO disse que a água continha cerca de 200 mil becquerels por litro de beta radiação, isótopos emissores de luz, incluindo o estrôncio 90. Para efeito de comparação, o limite legal seguro para estrôncio 90 é de 30 becquerels por litro.

Foi fabricado de forma rápida e mais econômica tanques para armazenar as águas residuais dos quais 400 mil toneladas estavam vazando diretamente no solo. Esta violação atual foi descoberta em um dos tanques da área de exploração onde cerca de 300 toneladas de água tóxica escapou em agosto. Neste último vazamento, um dos tanques estava com uma inclinação, de modo que a água transbordou.

Uma longa série de percalços e vazamentos de alto perfil têm mantido TEPCO - e, por extensão, o governo japonês - aos olhos do público, e sujeito ainda às críticas internacionais por seus métodos de lidar com a crise. O público tem posto em causa a capacidade de lidar com a limpeza complicada, que levará décadas. Em meio à preocupação, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que o governo estará pisando com fundos para melhorar a gestão da água na planta.

Vídeo sem tradução informando a notícia:

http://www.youtube.com/watch?v=ltV4gyHRxCM

 

Fonte:

http://japandailypress.com/second-tank-of-highly-contaminated-water...

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço