Central Nuclear Agência atômica da ONU vai avaliar trabalhos em Fukushima

A Agência Atômica das Nações Unidas anunciou hoje (4) que vai enviar uma equipe de peritos, no período de 14 a 21 de outubro, para avaliar os trabalhos de estabilização da Central Nuclear de Fukushima, no Japão. Afetada pelo terremoto, seguido de tsunami, de 11 de março de 2011, que atingiu o Nordeste do Japão, a central vai receber uma equipe de 16 peritos internacionais que irão ao local a pedido das autoridades japonesas.

Além da verificação dos trabalhos de estabilização da usina, os peritos vão se reunir com as autoridades ligadas aos setores nuclear e ambiental e prestar consultadoria nas áreas necessárias, informou a agência em comunicado. A visita à central será feita de 16 a 18 de outubro, prevendo-se a divulgação de um relatório no último dia da missão.
A Tokyo Eletric Power (Tepco), empresa gestora do complexo de Fukushima, tem registrado diversos problemas na estabilização da usina, motivados principalmente pelo vazamento de água contaminada para o oceano.
Os problemas em Fukushima foram hoje criticados pela Autoridade de Regulação Nuclear japonesa, cujo líder Katsuhiko Ikeda exigiu todo o empenho da Tepco para conter os vazamentos. Ele disse que muitos  problemas se devem a “erros grosseiros” dos técnicos que trabalham na central.


Fonte: http://www.noticiasaominuto.com.br/internacional/25261/ag%C3%AAncia...

Exibições: 25

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço