SAPÊ 40 celebrou décadas de lutas socioambientais

o evento ocorrido dia 30/11/2023 contou com roda de conversa,
homenagens e lançamento de livro

A comemoração da trajetória dos 40 anos de fundação da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica, realizou-se no dia 30 de novembro de 2023 na Câmara Municipal de Angra dos Reis. A roda de conversa sobre cidades nucleares foi um momento marcante. Fiel à sua origem antinuclear – já que surgiu no bojo do movimento Hiroshima Nunca Mais, que tomava as ruas de Angra dos Reis no início da década de 80 – a SAPÊ se mantem na luta antinuclear. Hoje é reconhecida como uma das organizações mais antigas na temática em âmbito nacional de internacional.

A mesa redonda “Cidades Nucleares: Cobaias da Radiação” composta exclusivamente por mulheres, com convidadas de expressão nacional, trouxe um panorama preocupante com o destino das cidades que receberam instalações nucleares. Mediada por Monique Chessa, coordenadora da SAPÊ, a roda de conversa iniciou com o depoimento da jornalista Tânia Malheiros, especialista no assunto, que apresentou seu livro ‘Cobaias da radiação – a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás’. A jornalista lembrou do início de sua trajetória jornalística, quando passou a acompanhar a construção das usinas nucleares em Angra dos Reis, se apaixonou pela cidade e se envolveu com o tema.

www.youtube.com\/watch?v=CdczozpmCN4","video_type":"youtube","controls":"yes","aspect_ratio":"169"}" data-widget_type="video.default">

Silvana Torquato, engenheira florestal e ativista da Articulação Antinuclear Brasileira, tratou da grave situação das áreas de mineração de urânio em Caldas, MG. Após anos de ser desativada a exploração, o município convive com barragens radioativas com riscos de rompimento que podem atingir a bacia hidrográfica do rio Paraná no Estado de São Paulo.

A terceira convidada da roda de conversa foi a engenheira civil Fernanda Giannasi. Conhecida por sua experiência e firmeza de atuação como engenheira de segurança de trabalho, por trinta anos atuou na inspeção das condições de saúde e segurança no trabalho com ênfase na letalidade e periculosidade dos agentes cancerígenos, testemunhou em sua fala que foi uma das primeiras pessoas a alertar à população paulistana da contaminação da antiga fábrica da NUCLEMON em Santo Amaro, SP. Relatou ainda o abandono dos trabalhadores da dessa fábrica – primeira a trabalhar com materiais radioativos no Brasil – que vitimados por casos de câncer penam até hoje para serem indenizados e receberem tratamento adequado.

A roda de conversa contou também com várias participações do público – como a de Jorge Rosa, do SINDIPETRO; do Lelé, vice-presidente da Associação do Marinas; e de Nádia Valverde, Ivan Marcelo e Rafael Ribeiro, antigos coordenadores da SAPÊ; do professor Zé Renato, diretor do IEAR/UFF – que ressaltaram a pertinência e preocupação em relação aos relatos das convidadas e a importância da atuação da SAPÊ na militância antinuclear numa cidade amedrontada pela indústria nuclear, mas também por sua atuação em diversas outras frentes de luta socioambientais a partir da Baía da Ilha Grande.

No evento foram homenageadas diversas pessoas das várias gerações que conduziram a SAPÊ e organizações que foram parceiras ao logo dessas décadas de atuação em prol de um ambiente preservado, saudável e mais justo. O momento da entrega de certificados gerou uma confraria com pessoas que atuaram em diferentes momentos e fases de sua história, assim como organizações comunitárias e sindicais, jornalistas e público em geral. A homenagem a D. Alice, Fabinho da Bike, Paulo Henrique do Aventureiro e Chico Nuclear, já falecidos, reforçou a celebração aos que colaboraram em levar essa mensagem de luta, alegria e amor adiante.

www.youtube.com\/watch?v=IN0xHPz58pU","video_type":"youtube","controls":"yes","aspect_ratio":"169"}" data-widget_type="video.default">

O encerramento da cerimônia ocorreu com um pequeno coquetel durante o lançamento do livro da jornalista Tânia Malheiros, Cobaias da Radiação. A SAPÊ adquiriu vinte livros que serão distribuídos entre escolas e instituições públicas que tenham ligação e interesse com o tema nuclear. Antes do encerramento assistimos a diversos depoimentos de apoio a SAPÊ e findamos a atividade com a sensação de que apesar de todas as dificuldades valeu a pena, pois só a luta melhora a vida.

Viva longa à SAPÊ!

----------------------------------------------------------

Fotos: Diego Guimarães. Angra, 2023

Repostado da https://sape.org.br/noticias/sape-40-celebrou-decadas-lutas/

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço