A Rússia e a Argélia assinaram, esta quarta-feira, um acordo intergovernamental de cooperação na esfera de energia atômica, se prevendo a possibilidade de construção de usinas nucleares e de reatores de pesquisa na Argélia.

Em paralelo, estão previstas as investigações científicas conjuntas, a produção de isótopos radioativos para os fins médicos e industriais, comunicou uma fonte do Departamento de Informação do consórcio Rosatom.

Os respectivos documentos foram rubricados na Argélia pelo diretor-geral da corporação Rosatom, Serguei Kirienko, e o ministro argelino da Energia, Youcef Yousfi. O objecto básico do novo convênio será a criação de condições para a cooperação bilateral na utilização de energia atômica com fins pacíficos.

Entre as metas definidas se destaca a construção de usinas atômicas, a utilização de reatores nucleares na produção de energia térmica e a dessalinização, a prospecção geológica, a exploração de jazidas de urânio, o ciclo do combustível nuclear, o tratamento de combustível nuclear e a transformação de resíduos radioativos.

Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_09_03/R-ssia-e-Arg-lia-podem-co...

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço