Nuclear: a maior ameaça ao meio ambiente ainda é tolerada

No dia internacional do meio ambiente a Articulação Antinuclear Brasileira reafirma a necessidade de vivermos em um mundo livre da ameaça do nuclear, tanto na produção de energia elétrica quanto em armamentos nucleares.

O ser humano tem tratado mal sua casa, o planeta Terra, exaurindo seus recursos e usando sua ciência para produzir tecnologias que nos colocam em perigo. A ameaça nuclear é talvez a maior delas, a primeira cujos impactos superam enormemente toda a jornada da raça humana e qualquer projeção que façamos de futuro. Uma guerra nuclear poderia acabar com a vida na Terra. Enquanto a história do ser humano que conhecemos hoje começa há cerca de 6000 anos atrás, os resíduos nucleares que estamos deixando no planeta durarão milhões de anos mais, contaminando tudo a seu redor. Esse é um problema com o qual ainda não sabemos lidar e ainda assim produzimos lixo nuclear.

As vítimas de armas e acidentes nucleares estão entre nós: em Hiroshima, Nagasaki, Chernobyl, Three Mile Island, Fukushima, Goiânia...ainda assim parecemos fingir que insistir no erro é uma alternativa viável para nosso planeta. Pouco se fala sobre os impactos da tecnologia nuclear desde sua origem, na mineração, passando por seu transporte, processamento e uso até seu descarte como lixo radioativo.

Não há como pensar em um meio ambiente equilibrado enquanto manipularmos energia e armamentos nucleares. Esse precisa ser um esforço global que congregue todas as nações e supere interesses econômicos imediatistas e que beneficiam somente uma ridícula minoria. 

Em todo mundo há cidadãos que lutam contra o nuclear, mas essa causa merece ainda mais atenção. Para fortalecer o movimento, ativistas de 10 países estiveram reunidos pensando na resistência a indústria nuclear que lança seus tentáculos sobre o mundo. De lá saiu o chamado para criar uma rede mundial contra o nuclear,  sua contribuição e mostre seu apoio a criação da rede assinando o ... (Leia o Chamado de Tóquio em português aqui)

Por um meio ambiente equilibrado e por uma cultura de paz, nós queremos viver num mundo sem energia nuclear!

Exibições: 56

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço