Fórum Social Mundial Temático de Tóquio lança chamado por uma rede mundial antinuclear. Assine a petição!

De 23 à 28 de março estiveram reunidas em Tóquio, inúmeras organizações antinucleares do mundo todo. Os participantes do Fórum Social Mundial Temático Antinuclear articularam e convidam todos a integrar uma rede mundial contra o nuclear. Nosso companheiro Chico Whitaker esteve presente pela Coalizão por um Brasil Livre e Usinas Nucleares e Articulação Antinuclear Brasileira.

Leio o Apelo de Tóquio abaixo e mostre seu apoio assinando aqui

Não esqueça de divulgar entre seus contatos e redes!

Chamamento de Tokyo por uma rede mundial rumo a um mundo sem nuclear

Nós, participantes do Fórum Social Mundial Temático contra o uso civil e militar do nuclear, realizado em Tóquio e Fukushima de 23 a 28 de março de 2016, provenientes de mais de 10 países de 3 continentes, fazemos um chamamento à criação de uma rede mundial ao serviço da intercomunicação, apoio mútuo e lançamento de ações conjuntas para um mundo sem o nuclear civil e militar.

Este chamamento, assinado também por todos que o apoiem, é dirigido aos cidadãos e cidadãs de todos os países do mundo engajados, como pessoas ou dentro de organizações, na luta por um mundo sem nuclear.

Para construir esta rede, começaremos por nos dotar de uma lista de intercambio pela Internet para superar nosso atual isolamento, em que cada um está lutando em seu país contra um poder nuclear que é mundial. Esta rede permitirá construir ações conjuntas e resistências, fazer denúncias e difundir informações para construir um mundo livre do nuclear.

Faremos esse intercambio em torno de questões jurídicas, de segurança, de saúde, de educação e de comunicação relacionadas com a utilização do nuclear para fins civis e militares, no contexto de temas como: exportação e importação de equipamentos e tecnologia nuclear, assim como de combustível para fins civis e militares, das minas aos resíduos finais; mitos e propaganda com os quais a energia nuclear se impõe, principalmente através de lobbies e dos meios de comunicação; testemunho das vítimas e dos refugiados do nuclear mas também de físicos, médicos, engenheiros e outros especialistas, para compartilhar informações, estudos e análises; vitórias de lutas que permitiram bloquear acordos, aprovar ou alterar leis, fechar usinas, ganhar processos judiciais..., que sirvam de exemplo para outras lutas em curso; alternativas no consumo e na produção de energia; trabalhadores do nuclear, especialmente na terceirização que prejudica seriamente a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Convidamos todas as pessoas, grupos e organizações envolvidas na luta por um mundo sem nuclear a se inscrever nesta lista, a assinar este chamamento e a divulgá-lo amplamente em suas redes.

Convidamos também, em resposta à mensagem de solidariedade recebida de organizações do Quebec e Canadá que lutam contra o nuclear, a se engajar na construção de nossa rede participando do 2º Fórum Social Mundial Temático contra o nuclear civil e militar, a ser realizado durante o próximo Fórum Social Mundial, em Montreal (Canadá) de 8 a 14 de agosto de 2016.

Um terceiro Fórum Social Mundial Temático contra o nuclear civil e militar poderá ser realizado na Europa, por ocasião dos 31º. aniversário  anos do início da catástrofe de Chernobyl.

 

Tóquio, 28 de março de 2016.

 

Lista inicial de organizações signatárias:


No Nukes Asia Forum

ATTAC - França

Articulação Anti-nuclear Brasileira - Brasil

Coalizão por um Brasil livre do nuclear - Brasil

Echo-Echanges NGO - France Japon

Global University for Sustainability – Hong Kong

Collectif FSM-Montréal 2016 - Canada

L’Appel du 26 avril - França

Décroissance – Île de France

Brut de béton Production - França (teatro engajado membro da rede « sair do nuclear » )

Projet ÉCOSPHÈRE - França

Association de protection de l’environnement des Hautes-Laurentides - França

Artistes pour la Paix - Canada

Sept-Iles Sans Uranium (SISUR 2009) – Ilhas Marshall

Rede « Sortir du nucleaire » - França

ASSINE VOCÊ TAMBÉM!

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço