Interminável catástrofe de Fukushima: Jogos Olímpicos de 2020 sob ameaça de contaminação!

Como a fuga de radiação em Fukushima está praticamente impossível, ainda há passos que os governos em todo o mundo devem tomar para evitar casos com conseqüências piores. Um deles iria cancelar os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Estimativas científicas prevêem que a pluma radioativa viajando para o leste do Pacífico, provavelmente, vai bater nas margens do estado de Oregon, Washington e Canadá no início do próximo ano. Califórnia provavelmente será afetada mais tarde naquele ano. Porque o fluxo contínuo de água do local do reator será praticamente impossível parar, uma nuvem radioativa continuará a migrar através do Pacífico que afetam o Havaí, América do Norte, América do Sul e Austrália por muitas décadas. Estamos apenas a falar das correntes oceânicas, no entanto, os peixes nadam milhares de milhas e não seguem necessariamente as correntes. Como observado, peixe grande concentra a radiação mais eficientemente e o atum já foi apanhado na costa da Califórnia contendo césio de Fukushima. Algas também concentram elementos radioativos. Como eu contemplo o futuro em Fukushima, parece que a fuga de radiação é praticamente invencível. Os níveis de radiação em edifícios 1, 2 e 3 são agora tão altos que nenhum ser humano pode entrar ou aproximar os núcleos fundidos. Assim, será impossível remover estes núcleos por centenas de anos, se alguma vez.

Edifícios 1, 2 e 3

Se um destes edifícios desmorona, cessaria o fluxo de água de resfriamento para as piscinas e núcleos, os núcleos se tornariam vermelhos quentes e possivelmente inflamariam liberando enormes quantidades de radiação no ar, água e combustível, as piscinas de resfriamento poderiam inflamar. É estranho que nem o governo dos EUA, em particular, nem a comunidade global parece estar preocupados com estas possibilidades iminentes e não exibem nenhum desejo de evitar a catástrofe. Da mesma forma a mídia global é estranhamente desconectada com a crise em curso. Mais importante, o governo japonês, até muito recentemente obstinadamente negou a convidar e colaborar com especialistas estrangeiros de empresas de engenharia nucleares e/ou governos.

Edifício 4

Essa estrutura foi severamente danificada durante o terremoto inicial, suas paredes são abaulamento e afundou 31 polegadas (79cm) para o chão. No teto fica uma piscina de refrigeração contendo cerca de 250 toneladas de barras de combustível quente, mais do que removeram do núcleo desde quando o reator foi atingido pelo terremoto. Este núcleo particular não derreteu porque a TEPCO foi capaz de manter um fluxo contínuo de água de resfriamento, nas hastes e as cremalheiras de exploração que ainda são intactas, mas geometricamente deformado devido à força da explosão do hidrogênio.

A piscina de refrigeração contém 8.800 kg de plutônio, além disso, mais de 100 outros isótopos altamente radioativos. Em vez desse núcleo de fusão em uma massa larval como os outros três núcleos, mantêm-se exposta ao ar no topo do edifício instável. Um grande terremoto poderia interromper a integridade do edifício, fazendo entrar em colapso e tirar as barras de combustíveis quentes com ele. Faria evaporar a água de resfriamento e o calor intrínseco das barras radioativas podendo acionar um fogo como o revestimento de zircónio reagiu com ar, liberando o equivalente radioativo de césio 10 vezes mais do que Chernobyl e 14.000 bombas de Hiroshima em média.

Não só seria o hemisfério norte gravemente contaminado, mas o governo japonês está seriamente contemplando a 35 milhões de pessoas a evacuar de Tóquio se tal acontecer. TEPCO tem construído uma armação de aço para reforçar o edifício instável colocando um guindaste enorme no teto, podendo extrair os hot rods por controle remoto. Esta operação é sempre executada pelo computador e uma extração controlada manualmente remota nunca foi tentada antes. Se os cilindros estão deformados, uma haste pode fraturar liberando tanta radiação que os trabalhadores teriam que evacuar ou eles devem tocar uns aos outros, uma reação em cadeia poderia liberar enormes quantidades de radiação. Eu deixo para a Arnie Gundersen, engenheiro nuclear, em quem eu tenho muita fé. Ele diz que uma parede grossa zeólita de 2 metros deve ser construída a uma distância significativa dos reatores na encosta da montanha, efetivamente para absorver o césio da água em torno dos núcleos do reator para que ele não possa sair mais e poluir a água pura, descendo a montanha. Ao mesmo tempo, os canais devem ser construídos para bombear e desviar a água despoluída da montanha para o mar. Então os três núcleos fundidos e seus edifícios associados podem ser imerso no concreto como os soviéticos fizeram de Chernobil, e a situação poderia possivelmente ser neutralizada por cerca de 100 anos. O que nossos pobres descendentes irão decidir fazer com esse depósito de lixo radioativo, vai além da minha compreensão.

No entanto, como um funcionário japonês disse ”Se só os enterrarmos ninguém vai olhar para outra usina nuclear a anos”. Uma reação interessante, por isso, é perfeitamente óbvia que, apesar da calamidade, eles ainda querem seguir a opção nuclear.

América do Norte e Canadá, o EPA deve imediatamente iniciar o monitoramento dos peixes capturados rotineiramente fora da costa oeste, e isso, deve também como uma questão de urgência, estabelecer muitos monitores no ar eficazes na costa oeste e em todo o continente americano, de modo que se houver outro grande lançamento da radiação serão medidas efetivamente e rapidamente as informações repassadas ao público. O mesmo vale para o Canadá. Os governos americanos e canadenses imediatamente devem proibir alimentos importados do Japão, a menos que cada lote seja monitorado por contaminação, e os alimentos produzidos nos EUA e Canadá precisam ser monitorados efetivamente na pendência de outro acidente grave. Os EUA permitiram medir até 1.200 Béqueres por quilo para ser vendido nos EUA, do Japão, enquanto a concentração permissível japonês para comida é apenas 100 Béqueres por quilo de alimento. Que faz o governo dos EUA expondo propositadamente pessoas ao alimento radioativo? Esta situação deve ser alterada, urgentemente.

Jogos Olímpicos nucleares

Dado estes problemas iminentes, como o primeiro-ministro japonês Abe diz que possivelmente Tóquio será seguro para os Jogos Olímpicos? Ele disse isso “Não há absolutamente nenhum problema”. Ele não entende que partes de Tóquio radiativamente já estão contaminadas e que seu governo está a despachar as cinzas provenientes da incineração de milhares de toneladas de detritos radioativo do tsunami e do terremoto na Baía de Tóquio? É nisso que os atletas vão nadar?

E se não há outro grande lançamento de radiação antes das Olimpíadas? A exposição de jovens pessoas que passaram anos em treinamentos rigorosos deve sob nenhuma circunstância ser expostos ao ar, comida ou água radioativa. E como Abe possivelmente considera gastar tudo o dinheiro com as habitações, alojamentos caros e construir estádios, etc? Quando seu próprio povo - 160.000 refugiados de Fukushima - vive em barracos e milhões ainda vivem em zonas altamente radioativas, e quando o complexo de Fukushima está fora de controle?

Publicado em setembro 15, 2013 11:06

http://rt.com/op-edge/fukushima-catastrophe-nuclear-olympics-883/

Dr Helen Caldicott é uma das defensoras mais articuladas e apaixonadas da ação cidadã para sanar a crise nuclear e ambiental.

Exibições: 154

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço