Engie diz ter interesse em energia nuclear no Brasil; aguarda abertura do mercado

Por Luciano Costa, para a Reuters Brasil

A francesa Engie (ex-GDF Suez) está de olho no mercado de energia nuclear brasileiro e aguarda a abertura desse setor pelo governo, afirmou nesta quinta-feira, em nota, o presidente da companhia no Brasil, Maurício Bahr.

"A Engie é um grande player em programas de energia nuclear no mundo e temos profundo interesse no mercado brasileiro, o qual acompanhamos de perto há alguns anos. Aguardamos a sinalização do governo para a abertura do mercado à iniciativa privada", afirmou o executivo.

A construção e operação de usinas nucleares no Brasil é uma atribuição unicamente estatal, mas há intenção do governo em atrair os investidores privados.

O presidente da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, disse recentemente que "há um consenso" em abrir o setor, mas destacou que o governo deverá "esperar um momento mais calmo no Congresso" para discutir o assunto, que envolveria alteração na Constituição.

A Engie participará na próxima semana de conferência internacional sobre o setor nuclear em São Paulo que contará com a presença de outras companhias com tradição no segmento, como as também francesas EDF e Areva, além das chinesas CNNC e SNPTC.

Exibições: 24

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço