Do Rio para Goiás e Goiânia - Exposição sobre acidente do Césio 137 é doada para suas vítimas

Por Uranium Festival

Depois de ser exibida em Goiás durante o FICA 2017, a exposição "Mãos de Césio" agora passa para as mãos da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio) para continuar a brilhar por onde passar.

"Mãos de Césio" é uma exposição fotográfica sobre o acidente radiológico de Goiânia, realizada pelo Jornalista alemão Norbert G. Suchanek e foi exibida pela primeira vez em 2011, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobos, em Santa Teresa, no coração do Rio de Janeiro, como parte do primeiro International Uranium Film Festival. Para o FICA ,a exposição foi atualizada para marcar os 30 anos do acidente com o césio 137.

A exposição mostra fotografias e também citações técnicas de especialistas, jornalistas e vítimas e está criando um espaço de reflexão e de conhecimento. "É uma exposição para abrir o interesse do público sobre o acidente e suas dezenas de vítimas para que elas não sejam esquecidas", disse o jornalista Norbert G. Suchanek que também é fundador do International Uranium Film Festival do Rio. "Afinal, tudo o que é esquecido corre grande risco de ser repetido", completa a socióloga carioca Márcia Gomes de Oliveira, co-fundadora e diretora do festival.

"A exposição foi concebida para estar em movimento", disse Márcia Gomes de Oliveira. Ela já foi exibida em vários lugares como na Fundação Oscar Niemeyer em Niterói e agora, em junho de 2017, no Convento do Rosário, em Goiás. "Foi muito interessante observar os visitantes da exposição que veio de toda a região do Brasil graças ao FICA. Várias pessoas ficavam magnetizadas pelas imagens e textos e depois tiravam fotos no seu celular para mandar para seus amigos."

Mas agora é a hora da exposição voltar para sua própria casa nas mãos das vítimas do césio 137 que inicialmente ajudaram com o seu acervo de fotos.

Márcia: "Doamos a exposição "Mãos de Césio" para a AVCésio (Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia) como uma contribuição aos seus 30 anos de luta na reivindicação de seus direitos como vítimas do acidente. Assim a exposição vai continuar a sua viagem pelo Estado de Goiás e Brasil afora."

Os interessados em exibir a exposição deve entrar em contato com a AVCésio que também promove debates e palestras sobre a realidade das vítimas do acidente com o césio 137.

"Mãos de Césio": uma exposição de Norbert G. Suchanek com fotos do Acervo da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio), do Instituto Memória Roberto Pires e do Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (CPDoc JB).

Exibições: 49

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço