Coreia do Sul pede Japão para cooperar com o controle de radiação nas exportações da pesca

Embaixador do Japão Lee Byung-kee pediu para Tóquio e Seul para cooperar quando se trata de verificar as exportações da pesca, tendo em conta as questões de radiação do aleijado Fukushima Daiichi usina nuclear. Ele se reuniu na terça-feira com representantes de cinco grupos da indústria de pesca japoneses que estavam protestando contra a proibição de que a Coreia do Sul imposta a todos os produtos da pesca dos oito prefeituras japonesas perto do local da usina nuclear de Fukushima.

O embaixador destacou que ele iria ajudar a restaurar a confiança no Japão, se eles iriam pedir um dos países vizinhos ou por um representante da Agência Internacional de Energia Atômica ( AIEA ) para se juntar a inspeção dos produtos para se certificar de que eles não estão contaminados. No entanto, a partir do momento, ele disse que a proibição é "inevitável" porque a sua prioridade é a segurança dos consumidores coreanos e as preocupações não são apenas sobre pesca japoneses, mas todos os produtos marinhos em geral.

Hiroshi Kishi, chefe do Japão Federação Nacional das Associações Cooperativas de Pesca, afirma que não há base científica para a proibição de importação e é injusto para os pescadores japoneses. A proibição começou em Septmber 9, após o operador da planta de Fukushima, Tokyo Electric Power Co ( TEPCO ), admitiu que cerca de 300 toneladas de água contaminada vazou dos tanques e pode mesmo ter atingido o Oceano Pacífico. Yoon Jin Sook, ministro dos oceanos ea pesca da Coreia do Sul, Japão criticado por subestimar e encobrir os vazamentos por tanto tempo. Ele disse que decidiu impor a proibição, logo que podia porque não podia ignorar os temores dos seus cidadãos.

Fonte:

http://japandailypress.com/south-korea-urges-japan-to-cooperate-on-...

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço