Usina nuclear de Angra é desligada após problema

A usina nuclear Angra 1, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, está desligada

A usina nuclear Angra 1, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, está desligada desde quinta-feira. Segundo a Eletrobrás Eletronuclear, houve um problema no sistema eletrônico responsável pelo controle do reator. A empresa afirmou que o reator foi desarmado automaticamente e que o incidente não ofereceu risco à segurança. Ainda não há previsão de quando a unidade voltará a funcionar.

De acordo com informações do portal G1, a Eletronuclear disse, ainda, que técnicos estão investigando o que causou o incidente e que a usina só será religada após a identificação do problema. De acordo com a empresa, a última vez em que a usina parou foi no dia 15 de abril. Durante um teste de rotina também houve uma falha eletrônica e a usina foi religada na madrugada do dia 16 de abril. As usinas de Angra 1 e Angra 2 respondem por 3% da eletricidade produzida no Brasil.

Segundo Pedro Figueiredo, diretor de operação e comercialização da Eletrobrás Eletronuclear, quando a usina para, o abastecimento de energia é automaticamente remanejado para outro local. De acordo com Figueiredo, os técnicos da usina acreditam que os dois desligamentos desta semana aconteceram de forma semelhante. Até agora nenhum problema foi identificado. A hipótese levantada a princípo é de que o reator esteja parando automaticamente sem nenhuma razão aparente.

Ele ainda afirmou que as equipes de manutenção, operação e engenharia trabalharão a partir desta pista até descobrir o que está provocando esse problema. Após as investigações, a Comissão Nacional de Energia Nuclear examinará os resultados. Após a liberação, a usina poderá voltar a funcionar normalmente.

Por Redação, com agências – do Rio de Janeiro (19/4/2013)

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço