A sujeira da Eletronuclear mal foi varrida para debaixo do tapete e o governo Temerário já se movimenta tentando concluir a usina nuclear Angra 3. Aquela mesma que, segundo o TCU, desviou R$ 136 milhões, o que gerou o indiciamento 15 pessoas por corrupção e cujas obras foram abandonadas pelas empreiteiras desde setembro do ano passado. O governo insiste em construir uma usina, envolvida em crimes de corrupção denunciados pela Lava Jato que prendeu o então presidente da Eletronuclear, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva. Portanto, envolvida assim nesse lamaçal, é uma obra cujo fim não merece sequer um réquiem.  

Semana passada, representantes da estatal chinesa de energia nuclear (China National Nuclear Corporation) estiveram no Brasil sondando o Programa Nuclear Brasileiro. Informações dão conta de que eles visitaram as usinas nucleares em Angra dos Reis, as obras de Angra 3 e a sede da Indústrias Nucleares do Brasil. Os Chineses, que possuem 36 usinas funcionando e mais 20 em construção estão investindo em novos mercados. Desde 2015 as estatais chinesa e brasileira já haviam assinado acordo de cooperação técnica, que agora pode ser ampliado para a construção de Angra 3. 

Ao mesmo tempo, no Seminário Internacional de Energia Nuclear, que aconteceu também na semana passada no Rio de Janeiro, a indústria nuclear só falava em construir mais usinas e flexibilizar as regras para permitir a participação do setor privado em sua construção e gestão. Pauta do interesse deles, que fazem parecer de interesse nacional já que a energia nuclear é tão cara que precisa de enormes incentivos do governo para ser comercialmente viável. Pagamos nós com nossos impostos e levamos como recompensa os impactos socioambientais que já ocorrem com o funcionamento normal e ainda o risco de um desastre nuclear. 

Nesse sentido, é muito conveniente que o Brasil tenha ratificado o Acordo de Paris recentemente, comprometendo-se a diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Medida necessária a todos nós, mas da qual indústria nuclear se aproveita para bater no mesmo discurso mentiroso de sempre sobre a nuclear ser uma energia limpa. Calculando a emissão de CO2  também do processo de produção de equipamento necessário ao seu funcionamento, a energia nuclear ainda emite mais CO2 do que as hidrelétricas e eólicas. Além disso, que energia limpa é essa que produz lixo nuclear que a humanidade ainda não sabe sanear? 

A Articulação Antinuclear Brasileira se opõe firmemente ao término da construção de Angra 3 assim como de novas usinas no Brasil.  Os impactos das usinas nucleares brasileiras e da mineração de urânio já se fazem sentir em diversas comunidades em Angra dos Reis (RJ), Caetité (BA) e Santa Quitéria (CE) e precisam parar! Nosso rico potencial energético não precisa de  uma fonte de energia cara, poluente e perigosa. Dizemos não ao nuclear e sim às fontes limpas e renováveis de energia, com produção descentralizada e gestão democrática.

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço