Eletrobras busca saídas para dívida com Petrobras e retomada de Angra 3

Por Luciano Costa para a Reuters

A estatal Eletrobras busca saídas para três enormes imbróglios no caminho da recuperação da companhia-- uma dívida bilionária com a Petrobras pela compra de combustíveis para termelétricas, a paralisação das obras da usina nuclear de Angra 3 e os grandes atrasos no cronograma de linhas de transmissão que precisam ser construídas por sua subsidiária Chesf.

O presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr., disse nesta sexta-feira (30) que os débitos com a Petrobras deverão agora ser alvo de uma negociação conduzida pessoalmente por ele junto ao presidente da petroleira, Pedro Parente.

"Está havendo discussões entre equipes dentro da Petrobras e da Eletrobras, e espero que agora suba de nível e discutamos ele e eu", explicou Ferreira, que falou com jornalistas após evento em São Paulo.

Ele disse que ao assumir o comando da maior elétrica do país, em julho, recebeu do governo do presidente Michel Temer a missão de resgatar a credibilidade da companhia, o que teve início com um movimento para quitar dívidas, como as que a Eletrobras possuía junto a geradores pela compra de eletricidade contratada em leilões, que segundo ele foram quitadas recentemente.

O executivo afirmou também que a Eletrobras está muito próxima de acertar a inadimplência junto ao mercado de curto prazo de energia, cujas liquidações financeiras são realizadas mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

"Tinha muita inadimplência setorial, com nossos sócios e alguns fornecedores, entre eles a Petrobras... a (dívida) com a Petrobras é maior, é natural (que demore mais), pelo tamanho. As menores já foram resolvidas", afirmou Ferreira.

Angra 3 e Chesf

A Eletrobras contratou uma consultoria para ajudá-la a definir meios de retomar as obras da usina nuclear de Angra 3, que foram paralisadas neste ano em meio a denúncias de corrupção investigadas pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público no âmbito da operação Lava Jato.

Pouco após o início das investigações, as empreiteiras responsáveis pela montagem eletromecânica da usina, cuja contratação é apontada pelos investigadores como alvo de propinas, pediram para deixar o projeto alegando atrasos em pagamentos por parte da Eletrobras.

Segundo Ferreira, existe uma comissão dedicada ao assunto na Eletronuclear, subsidiária responsável pelo empreendimento, e esse grupo tem interagido semanalmente com os financiadores da usina e com o Ministério de Minas e Energia.

As conclusões desse trabalho deverão ser analisadas em dezembro pelo Comitê Nacional de Política Energética (CNPE), que reúne autoridades do setor e é presidido pelo ministro de Minas e Energia.

Até o momento, no entanto, ainda não há uma solução sobre a mesa para o empreendimento, orçado em cerca de R$ 15 bilhões.

Nos balanços de 2015 e 2016, a Eletrobras realizou baixas contábeis de R$ 14,5 bilhões referentes a Angra 3, ao calcular uma forte redução no valor recuperável do empreendimento.

Outro assunto em discussão na estatal é a normalização do cronograma de obras da subsidiária Chesf, que atua principalmente no Nordeste e acumula uma média de 1.472 dias de atraso em seus empreendimentos na área de transmissão de energia, parte deles parados devido à falta de recursos.

Ferreira disse que a ideia é que a recuperação desses atrasos esteja contemplada no plano de negócios que a Eletrobras pretende aprovar até o final de outubro.

Exibições: 17

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço