Tufão leva Fukushima a despejar no mar 1.130 toneladas de água tóxica

Água teria baixos índices de radioatividade, diz operada da central atômica.
Usina enfrenta crise nuclear desde que foi atingida por terremoto e tsunami.

A Tokyo Electric Power (Tepco), responsável pela operação da usina nuclear de Fukushima, informou nesta terça-feira (17) que despejou no mar 1.130 toneladas de água com baixos índices de radioatividade, diante do temor de que as fortes chuvas provocadas pela passagem do tufão "Man-yi" aumentasse o acúmulo de líquido altametne contaminada na central atômica.

A Tepco despejou no Oceano Pacífico cerca de 8,85 milhões de becquerels de água da chuva contaminada, que se acumulou ao redor dos tanques de armazenamento da usina, informou a operadora.

Segundo a empresa, a água, que contém substâncias como o estrôncio, tem índices radioativos de 24 becquerels por litro, inferiores ao limite permitido, 30.

Os técnicos de Fukushima tomaram a decisão de despejar a água devido ao temor de que a passagem do tufão aumentasse consideravelmente seu volume e agravasse a situação dos taques com água contaminada com radioatividade na usina.

O tufão, que passou na segunda-feira (16) pelo Japão, gerou fortes chuvas e ventos de mais de 160 km/h, segundo a agência meteorológica japonesa, deixando até o momento três mortos, cinco desaparecidos, 500 mil residentes esvaziadas e 140 feridos.

A água despejada pela Tepco pela chegada do tufão estava acumulada entre as cisternas e barreiras construídas precisamente para evitar possíveis vazamentos.

No total, a Tepco conta com cerca de mil tanques de armazenamento na central, onde deposita a água utilizada para esfriar os reatores.

Atualmente, o principal problema de Fukushima é a acumulação de líquido nos porões da usina devido ao vazamento de água dos lençóis freáticos que estão sob a usina.

Acredita-se que, devido a essa acumulação, 300 toneladas diárias são jogadas no Pacífico.

O governo japonês anunciou que na próxima quinta-feira (19) o primeiro-ministro, Shinzo Abe, visitará a central para avaliar os progressos na usina e analisar medidas para reduzir os vazamentos no mar.

Segundo a agência France Presse, a imprensa japonesa critica a Tepco por não medir o nível de outros elementos radioativos, como o césio 134 ou o césio 137. "Não consideramos necessário medir o nível de césio radioativo porque a água armazenada nos tanques tem pouco césio deste tipo", explicou o porta-voz da Tepco, Masayuki Ono.

Fonte:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/fukushima-despeja-1130-to...

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço