Tepco demitirá mil funcionários para obter recursos para Fukushima

Objetivo é reduzir gastos para ter ajuda financeira do governo. Programa voluntário de demissão deve ser aplicado em 2014.

A Tepco, empresa que administra a central nuclear de Fukushima, pretende demitir mil funcionários, com um programa voluntário, com o objetivo de reduzir gastos em troca de uma ajuda financeira adicional do governo, informa a imprensa japonesa.

A Tepco pretende aplicar o programa de redução de funcionários até o outono (hemisfério norte, primavera no Brasil) de 2014, afirma o jornal econômico Nikkei.

A empresa, atualmente totalmente privada de suas centrais nucleares, também pretende vender as antigas instalações térmicas, que, renovadas, seriam exploradas por outra companhia que abasteceria a Tepco a um custo reduzido.

A medida faz parte do novo plano de negócio que a Tepco e o governo japonês fecharão no final de ano e está orientada a reduzir despesas frente a um aumento das ajudas públicas que a operadora receberá para os trabalhos de descontaminação.

A central, que foi castigada por um tsunami em março de 2011, é objeto de um longo e custoso processo de limpeza e descontaminação e agora o governo se propõe a empregar mais dinheiro público para ajudar a operadora neste trabalho.

De acordo com no novo esquema de negócio, as operações de desmantelamento serão realizadas de uma unidade independente dentro da empresa energética a partir de 2014 e calcula-se que entre 1.000 e 1.500 trabalhadores se submeterão às baixas voluntárias.

O atual plano da elétrica era reduzir sua força de trabalho em 3.600 trabalhadores por meio das baixas e uma política de redução de contratações ao longo do ano fiscal 2013.

Após o acidente nuclear de Fukushima, o pior da história junto com o do Chernobyl em 1987, a operadora foi praticamente nacionalizada e recebe ajudas do governo japonês principalmente para o pagamento de indenizações.

Fonte: Japão | G1 - postado em 16/11/2013

Exibições: 14

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço