Retomada da produção de urânio em Caetité é prioridade, diz presidente da INB

Da assessoria do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB/MCTI) deram início a mais uma etapa para retomada da mineração e produção do concentrado de urânio em Caetité (BA). Após reunião nesta quarta-feira (23), a expectativa é que sejam concluídas em um ano as obras para abertura da nova mina do Engenho.

Segundo a INB, esta mina tem capacidade para produzir 3,5 mil toneladas de concentrado de urânio durante 14 anos. Dois contratos para realização dos serviços de infraestrutura foram assinados, e a primeira reunião com a empresa contratada foi realizada na quarta-feira.

"A retomada da produção de urânio em Caetité é nossa prioridade e por isso estamos tomando uma série de providências para que sejam reiniciadas as atividades de mineração e beneficiamento do urânio, do qual tanto precisamos para cumprir nossa missão de garantir o fornecimento do combustível nuclear para a geração de energia elétrica nas usinas nucleares", afirmou o presidente da INB, João Carlos Tupinambá.

Além da abertura da mina do Engenho, a INB também está trabalhando no licenciamento da lavra subterrânea da mina Cachoeira e na ampliação da capacidade de produção da planta industrial de 400 para 800 toneladas por ano de concentrado de urânio.

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço