Radiação da água em Fukushima aumentou 47 vezes nos últimos 5 dias

Amostras foram extraídas de um dos poços entre os reatores e o mar.
Em julho, a operadora reconheceu vazamento de água subterrânea.

O índice de radioatividade detectada na água subterrânea sob a usina de Fukushima aumentou 47 vezes nos últimos cinco dias, segundo revelam as amostras extraídas de um dos poços entre os reatores e o mar, informou nesta terça-feira o jornal 'Asahi'.

Os dados coletados recentemente pela operadora da usina, a Tokyo Electric Power (Tepco), mostram substâncias radioativas com cerca de 56 mil becqueréis por litro na água subterrânea analisada que, proveniente das vizinhança, se contamina ao entrar nos porões dos reatores atômicos acidentados.

Em 23 de julho a operadora reconheceu, pela primeira vez desde a crise nuclear em março de 2011, o vazamento da água subterrânea para o mar.

Para evitar o vazamento, a Tepco construiu barreiras subterrâneas nos porões e começou no início desta semana a bombear e armazenar a água em tanques contêineres, segundo a emissora 'NHK'.

Apesar de a Tepco ter estipulado começar a drenar a água subterrânea no fim do mês, decidiu antecipar o processo seguindo as recomendações da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (NRA), diante o aumento constante do volume de líquido detectado nos porões das unidades nucleares.

Por enquanto, os técnicos da usina desconhecem os motivos pelos quais a água subterrânea teve seus níveis de radiação elevados tão rapidamente.

Para isolar a água contaminada, a central nuclear conta com cerca de mil contêineres onde armazena o líquido radioativo, e, uma vez retirado o sal e as partículas radioativas, utiliza essa água para esfriar os reatores.

Após o acidente nuclear de Fukushima, o pior desde Chernobyl em 1986, cerca de 3.500 trabalhadores lutam diariamente na usina japonesa para dar um fim à crise atômica, um trabalho que deve se arrastar pelos próximos 30 ou 40 anos.

Fonte:

G1/ Natureza

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/08/radiacao-da-agua-em-fu...

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço