Água contaminada com radiação tem vazado para o Pacífico há dois anos

Vemos claramente a falta de informação e um problema grave diante da solução cara e ainda desafiadora para o desastre ambiental!

Constatação sobre vazamento de Fukushima é do governo do Japão. Primeiro-ministro japonês definiu situação como um problema grave.

O governo do Japão acredita que, durante os últimos dois anos,água contaminada com radiação tem vazado para o oceano Pacífico a partir da usina nuclear de Fukushima Daiichi, disse uma autoridade do Ministério da Indústria nesta quarta-feira (7). As informações são da Reuters.

Mais cedo, o funcionário disse que cerca de 300 toneladas de água contaminada estão vazando no mar por dia a partir da usina nuclear de Fukushima, que foi atingida por um terremoto seguido de tsunami em março de 2011.

Também nesta quarta-feira, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, comprometeu-se a intensificar os esforços do governo para conter o vazamento de água radiativa.

Abe ordenou ao ministro da Economia, Comércio e Indústria a lidar urgentemente com a situação e garantir que a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co, tome as medidas apropriadas para realizar a limpeza, que deve durar mais de 40 anos e custar 11 bilhões de dólares.

A operadora disse também nesta quarta que não pode confirmar a quantidade exata de volume de água contaminada que está vazando para o oceano. "Nós não somos capazes atualmente de dizer claramente o quanto de água está realmente fluindo para o oceano", disse o porta-voz da Tokyo Electric Power Noriyuki Imaizumi, em resposta à pergunta de um repórter sobre a estimativa do governo.

Problema urgente

De acordo com a AFP, a água contaminada da central nuclear de Fukushima que chega ao mar é um problema 'urgente' e as autoridades reforçarão as atividades para solucionar a questão, anunciou o primeiro-ministro Abe.

"Estabilizar a central de Fukushima é nosso desafio. E, em particular, a água contaminada representa um problema urgente que provoca muita inquietação entre a população", explicou Abe durante reunião de um comitê de crise governamental sobre o tema.

Fonte:

G1/Natureza

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/08/agua-contaminada-com-r...

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço