Quatro toneladas de água radioativa vazaram para solo em Fukushima

A empresa que administra a central nuclear japonesa de Fukushima anunciou nesta terça-feira (1º) que quatro toneladas de água radioativa foram vertidas acidentalmente no solo do complexo durante operações de limpeza.

O incidente aconteceu quando os trabalhadores bombeavam a água da chuva de um canal para levá-la a um depósito vazio com capacidade para 12 toneladas, segundo a Tokyo Electric Power (Tepco).

‘Esta tarefa começou às 10h38 (22h38 de Brasília), mas pouco depois de uma hora, às 11h50, os trabalhadores perceberam que a água transbordava pela abertura superior do depósito’, explicou à AFP um porta-voz.

A Tepco calculou em quatro toneladas a quantidade de água que atingiu o solo, mas sem poder precisar o nível de contaminação.

‘A água em questão era originalmente água de chuva, mas como estava na área da central, poderia conter matérias radioativas’, disse o porta-voz.

A central de Fukushima Daiichi, devastada pelo tsunami de março de 2011, abriga água radioativa armazenada em mil depósitos ou acumulada no subsolo.

A Tepco luta há dois anos contra este líquido. A quantidade aumenta diariamente e parte chega ao Oceano Pacífico.

Fonte: G1

Exibições: 22

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço