Enriquecimento nuclear de urânio não é negociável, diz chanceler do Irã

A relação com o Irã pode mudar para melhor', disse John Kerry à CBS.
Secretário de Estado dos Estados Unidos deu entrevista à televisão.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse neste domingo (29) que pode chegar a um acordo com o Irã se o país provar que seu programa nuclear não está sendo usado para a construção de bombas atômicas.

Em uma entrevista ao programa 60 minutos, do canal de TV CBS, Kerry disse que o desejo do presidente iraniano, Hassan Rouhani, para um acordo de três a seis meses pode ser alcançado mais cedo se o Irã satisfizer certas condições.

"É possível haver um acordo antes disso, dependendo do quão acessível e claro o Irã estiver preparado para ser", disse Kerry. "Precisamos de um bom acordo aqui. E um bom acordo significa [ser] absolutamente responsável, sem falhas nessas medidas para garantir que é um programa pacífico."

"Se for um programa pacífico e todos pudermos ver isso, se o mundo inteiro vir isso, a relação com o Irã pode mudar drasticamente para melhor e de forma rápida", acrescentou Kerry.

Os EUA não considerarão a suspensão de sanções contra o Irã até que se verifique que um "processo claro, verificável e responsável" está em curso, disse o diplomata.  O chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou, no entanto, que o enriquecimento nuclear de urânio não é negociável.

Para Kerry, abrir as usinas de enriquecimento nuclear subterrâneas (nas montanhas próximas à cidade de Qom) para inspeção internacional demonstraria que o Irã não tem ambições de produzir armas nucleares. "Eles poderiam permitir imediatamente a inspeção da usina de Fordow, uma usina secreta subterrânea nas montanhas", disse Kerry.

"Eles poderiam assinar imediatamente protocolos adicionais da comunidade internacional sobre inspeções. Poderiam parar voluntariamente com o enriquecimento a um certo nível, porque não há necessidade de um enriquecimento de alto nível para um programa pacífico", afirmou.

Os comentários de Kerry foram feitos dois dias depois da concretização de uma histórica retomada nas relações diplomáticas entre Washington e Teerã. Na sexta, os presidentes dos EUA, Barack Obama, e do Irã, Hassan Rohani, conversaram pelo telefone por cerca de 15 minutos.

A reaproximação aumentou as perspectivas de um acordo sobre o programa nuclear iraniano. Os países ocidentais suspeitam que o Irã desenvolve armas nucleares, enquanto o país retruca que a natureza de seu programa é inteiramente pacífica.

Fonte:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/acordo-nuclear-com-ira-po...

Exibições: 23

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço