Presidente da INB é exonerado após denúncias de contaminação em Caetité

Com informações da Agência Estado

O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil, Aquilino Senra Martinez, foi exonerado hoje em decreto publicado no Diário Oficial da União. A exoneração aconteceu após as denúncias de contaminação da água e do solo em Caetité (BA) por urânio, que a empresa explora na região. A sociedade civil local já aponta há anos o problema, que tem causado graves perturbações à saúde da população e a situação foi comprovada e repercutida por uma série de reportagens do jornal O Estado de São Paulo. Para o seu lugar foi nomeado João Carlos Derzi Tupinambá. No mesmo decreto também foi nomeado Laércio Aguiar da Rocha para o cargo de diretor de Recursos Minerais do órgão.

As INB realiza mineração de urânio em Caetité, sudoeste da Bahia, desde o ano 2000. Um grande aumento nos casos de câncer tem sido notado na região, mas a empresa nega qualquer relação com a mineração. Desde agosto de 2015 reportagens do Estado de São Paulo comprovaram a contaminação de poços da região, onde foram encontrados níveis de urânio 4 vezes maiores que o permitido. Desde então a empresa estatal tem sido questionada sobre a falta de transparência no trato com a informação relevante para a população local, nem população nem as agências ambientais estaduais estavam cientes das informações dos poços monitorados pela empresa.

Pesquisa do engenheiro em física nuclear Bruno Chareyron, dirigente da Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre a Radiatividade -CRIIRAD, (França), revelou que o solo está contaminado com metais pesados radioativos de longa vida, associados aos rejeitos (tório e rádio), além de chumbo. No Vale do Riacho da Vaca, o despejo de rejeitos é significativo, pois a concentração de radônio, em geral, é mais elevada em depressões e vales.

Ao mesmo tempo, no Ceará, está em andamento o licenciamento de mais uma mina de urânio na cidade de Santa Quitéria. O urânio serve para abastecer as usinas nucleares brasileiras. 

Exibições: 252

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço