Japão autoriza reativação de 2 novos reatores nucleares

Da Agência EFE

A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (NRA, sigla em inglês) autorizou nesta quinta-feira (12) a reativação de dois novos reatores nucleares, o que dá um impulso ao plano do governo de voltar à energia atômica após a crise de Fukushima.

A NRA informou que os reatores 3 e 4 da usina de Takahama, situada no centro do país, cumprem com os requisitos de segurança necessários para sua reativação.

A central nuclear, operada pela Kansai Electric Power (Kepco), é a segunda a receber o sinal verde das autoridades japonesas desde que uma nova legislação foi imposta após o acidente na usina de Fukushima, em 2011.

Em setembro do ano passado, a central de Sendai, na ilha de Kyushu, no sudoeste do arquipélago japonês, foi a primeira a receber a autorização da NRA, e, após obter mais tarde o sinal verde das autoridades locais, espera-se que dois de seus reatores comecem a funcionar nos próximos meses.

No caso da usina de Takahama, os reatores só deverão voltar a funcionar no meio do ano, já que a operadora necessita cumprir com outros requisitos, como a aprovação das autoridades locais da região, onde existe grande oposição.

Um novo marco regulatório de segurança foi introduzido em julho de 2013 pelas autoridades para que os reatores operem com maior segurança por causa da catástrofe em Fukushima, provocada pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

O acidente fez com que 54 reatores comerciais, entre eles os seis de Fukushima, fossem desativados por motivos de segurança.

O governo do atual primeiro-ministro, Shinzo Abe, defendeu ativamente a reativação das centrais nucleares no país devido ao aumento dos custos para gerar eletricidade através de usinas termoelétricas para compensar a ausência de energia atômica.

No total, as companhias elétricas japonesas apresentaram solicitações à NRA para reativar cerca de 20 reatores nucleares em dez usinas de diferentes pontos do país.

Exibições: 17

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço