Questionamentos sobre a Agência Reguladora de Energia Nuclear

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, deputado Penna (PV/SP) enviou à ministra do Planejamento (MPOG), Miriam Belchior, requerimento solicitando informações sobre a criação da Agência Reguladora de Energia Nuclear.

No questionamento, aprovado por unanimidade pela Comissão de Meio Ambiente, são feitas indagações quanto a fase de elaboração da proposta de criação da agência; quais as razões para o assunto não ser tratado com a urgência necessária; quando o governo pretende encaminhar a proposta ao Congresso e as razões para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) ter sido alijada do processo?

O projeto foi iniciado em 2009 encontra-se parado MPOG há um ano. O principal objetivo da criação da agência é desvincular as atividades de promoção e fomento das atividades de fiscalização e controle. Atualmente a CNEN se autofiscaliza em suas atividades. O que vai de encontro a várias convenções internacionais e códigos de conduta, no âmbito da Agência Internacional de Energia Atômica, dos quais o Brasil é signatário.

“Existe o risco real de ocorrer uma tragédia por falta de fiscalização e controle da indústria nuclear. Apesar da urgência em se ter um ente autônomo responsável pela regulação do setor, não parece que o governo queira resolver a questão com a rapidez que o tema exige”, critica Penna.

Fonte: Comunicaverde: Informes do Partido Verde 
Postado em 17 Jul 2013

Exibições: 34

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço