Ativistas do Greenpeace ocupam usina nuclear na França

Crédito: Getty Images
Ativistas da organização não governamental (ONG) Greenpeace ocuparam nesta segunda-feira (15/07) a Usina Nuclear de Tricastin, na região de Drome, no Sul da França. A ideia é forçar o governo do presidente François Hollande a fechar usinas nucleares e, assim reduzir a produção de energia deste tipo no país. Os manifestantes estão com bandeiras e faixas com críticas à produção de energia atômica. De acordo com a organização do Greenpeace, alguns manifestantes foram presos. Não foi informado o número.

Nas bandeiras e faixas, havia mensagens como "Tricastin: Um Acidente Nuclear" e "François Hollande: Presidente de Uma Catástrofe?", em referência ao presidente francês. Os responsáveis pela usina ainda não se manifestaram.

No site do Greenpeace, os ativistas dizem que Tricastin é uma ameaça à segurança e provoca agressões às pessoas e à natureza. Os ativistas dizem que a usina é uma das mais antigas do país, em atividade há cerca de 30 anos.

Os manifestantes lembram que o governo Hollande se comprometeu a reduzir a produção de energia nuclear na França pela metade até 2025, o que na prática representa o fechamento de dez reatores até 2017 e 20 até 2020, segundo os cálculos do Greenpeace.

Nos últimos anos, ativistas do Greenpeace organizaram várias ocupações em usinas nucleares, na tentativa de chamar a atenção para o que descrevem como perigos da energia atômica e para expor os problemas de segurança nas centrais elétricas.

Fonte: Jornal da Energia (15/7/2013) com informações da Agência Brasil

 

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço