Poderoso tufão se desloca na direção da usina de Fukushima no Japão

TõQUIO, 15 Out 2013 (AFP) - Um tufão descrito como o mais poderoso dos últimos dez anos se aproximava do Japão nesta terça-feira, numa trajetória que poderá levá-lo até à usina nuclear de Fukushima.
O tufão Wipha, com ventos de quase 200 km/h, se encontra no Pacífico sul do Japão, segundo a Agência Meteorológica do país.
O ciclone, que traz consigo fortes chuvas, se desloca a 35 km/h, de acordo com a fonte.
Wipha deve atingir a periferia da área metropolitana de Tóquio nesta quarta-feira, e, no fim do dia, chegará ao litoral de Fukushima, onde se encontra a já combalida central nuclear de mesmo nome.
'É o tufão mais poderoso em dez anos a passar pela região de Kanto (Tóquio e arredores)', afirmou Hiroyuki Uchida, meteorologista chefe.
'Deve ter um grande impacto no sistema de tráfego na área metropolitana durante a hora do rush', acrescentou.
Em função da chegada do tufão, as companhias áereas Nippon Airways e Japan Airlines cancelaram 45 voos, afetando 4.350 passegeiros. Mais de 350 voos doméstico e internacionais devem ser cancelados até a chegada do tufão, na quarta, prejudicando 30.500 passageiros.
A companhia ferroviária The East Japan Railway Co também prevê suspender 31 trens-bala por causa da tempestade, informou a agência Jiji Press.
O grupo responsável pelo gerenciamento da usina de Fukushima, a Tokyo Electric Power Co. (TEPCO), informou que está se preparando para enfrentar o fenômeno, depois do registro de uma série de vazamentos na usina.
A companhia anunciou no início do mês que 430 litros de água poluída vazaram de um tanque, que podem ter vazado para o mar.
Os reatores da usina ficaram incapacitados pelo terremoto seguido de tsunami em março de 2011.Fonte:

France Presse - 15/10/2013 10h30 - Atualizado em 15/10/2013 10h30
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/10/poderoso-tufao-se-desloca...

Exibições: 42

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço