Construção de mais 1 reator nuclear em Iperó - Sorocaba/SP

Brasília (16/09/2013) - O Ibama torna público o edital de aceite e disponibilização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento denominado Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), abrindo prazo de 45 dias para solicitação de Audiências Públicas. Informa-se complementarmente que três Audiências Públicas já estão programadas para os dias 22, 23 e 24 de outubro de 2013, para os Municípios de Iperó/SP, Sorocaba/SP e São Paulo/SP, respectivamente. Conforme publicado no Diário Oficial da União, 06/09/2013, Seção 3, página 185. 

O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento desenvolvido pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nas palavras de seu Coordenador Técnico, José Augusto Perrotta, "tem por objetivo dotar o país de uma infraestrutura estratégica de suporte ao desenvolvimento autônomo de atividades do setor nuclear", sobretudo na autossuficiência da produção de radioisótopos a serem utilizados na medicina nuclear.

O reator de pesquisa terá 30 MW de potência, adotando-se como reator de referência técnica o reator de pesquisas australiano Opal. Contando com uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados, será construído no Município paulista de Iperó, a 130 quilômetros de São Paulo e a 30 quilômetros de Sorocaba, em área adjacente ao Centro Experimental Aramar (CEA), da Marinha do Brasil, onde é desenvolvido o protótipo do submarino nuclear brasileiro. Nas proximidades encontra-se a Floresta Nacional de Ipanema, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no bioma Mata Atlântica.

Para maiores informações, acesse o Relatório de Impacto Ambiental.

Fonte:

http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-publica-o-aceite-do-eia/ri...

Ascom/Ibama
Colaboração: Dilic/Ibama
Imagem: Dilic/Ibama

16/09/2013

Exibições: 132

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço