
Peru vai fornecer energia solar gratuita para mais de 2 milhões de pessoas de baixa renda
O Peru anunciou que vai fornecer gratuitamente painéis que captam a luz solar nos telhados de mais de 2 milhões de cidadãos que moram em áreas de extrema pobreza. O Programa Nacional de Eletricidade Fotovoltaica para domicílios também inclui a instalação dos painéis nos telhados.
O ministro de Energia e Mineração, Jorge Merino, disse que a primeira parte do plano vai atender 500 mil famílias que não têm acesso básico para a rede elétrica, segundo o Latin America Herald Tribune.
O projeto foi iniciado pela primeira vez em Contumazá, uma província na região nordeste de Cajamarca, onde 1.601 painéis solares foram instalados. A previsão é que até 2016, quando o projeto estiver concluído, 95% da população do Peru tenha acesso à energia elétrica. Merino disse que será aberta ainda este ano a licitação para o contrato da empresa que vai fornecer os painéis.
— Este programa é destinado às pessoas mais pobres, aqueles que não têm acesso à iluminação elétrica e ainda usam lâmpadas de óleo, gastando seus próprios recursos para pagar combustíveis que prejudicam a sua saúde — afirmou o ministro peruano.
Fonte: O Globo
Sexta-feira, 19 de Julho de 2013
Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!
Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira