PEC propõe que estados sejam ouvidos antes da instalação de usinas nucleares

Da Agência Senado

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) quer mudar a Constituição para dar aos estados a oportunidade de autorizar ou não a instalação de usinas nucleares e de depósitos de lixo atômico em seus territórios. A sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 158/2015, que aguarda relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), determina que esse tipo de usina deve ter a localização definida em lei federal.

A mudança pretendida pelo senador é no artigo 225 da Constituição. A redação atual diz que os locais onde pode haver usinas nucleares serão definidos por lei federal e também que cabe à União definir onde elas serão construídas. Para Cristovam, essa regra traz um conflito federativo.

— Embora as atividades nucleares constituam, em regra, monopólio da União, não se pode — como hoje ocorre — simplesmente deixar nas mãos dessa pessoa política a definição unilateral de onde serão construídas e instaladas usinas nucleares nos territórios estaduais — sustenta Cristovam.

O senador argumenta que esse tipo de produção de energia resulta em elevado risco ambiental. E observa que está entre as competências constitucionais dos estados legislar sobre a defesa do solo e dos recursos naturais, a proteção do meio ambiente e o controle da poluição.

— Ademais, a doutrina constitucional aponta que os estados têm condição de aquilatar melhor a vontade do povo acerca dos temas de interesse regional, uma vez que se encontram mais perto dos cidadãos e, portanto, mais sensíveis ao seu clamor — afirma o senador.

Angra

Duas usinas nucleares — Angra 1 e Angra 2 — operam no Brasil. A primeira entrou em funcionamento comercial em 1985. Segundo informações da Eletronuclear, elas produzem diariamente 2015 MW de energia. Uma terceira usina, Angra 3, está em obras e deve entrar em operação em dezembro de 2018. 

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço