Identificados novos poços contaminados por Urânio em Caetité, na Bahia

Com informações do Estado de São Paulo

Foram identificados mais 3 poços contaminados por urânio em Caetité, município baiano onde a INB extrai o minério. Além dos 3 poços com mais de 15 microgramas de urânio por litro de água, há mais 3 com a concentração muito próxima a esse patamar, o limite do permitido para consumo humano.

As pesquisas foram realizadas pelo Governo da Bahia em 19 poços da região. Em agosto, uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo revelou a contaminação de um poço em Lagoa Real, cidade vizinha à mina. Também foi revelado que a empresa sabia da contaminação e não comunicou nem ao governo do estado, nem às autoridades municipais. 

O secretário de meio ambiente da Bahia, Eugenio Spengler, afirma que os poços devem ser lacrados e está em curso a implantação de um monitoramento constante das águas da região.

Caetité é, atualmente, sede da única mina de urânio no país. A mina é explorada pela Indústrias Nucleares Brasileira (INB), empresa estatal, enriquecido no exterior e utilizado nas duas usinas nucleares brasileiras, em Angra dos Reis (RJ). Há anos a população de Caetité tem denunciado a contaminação de água e do solo e o consequente aumento no número de casos de câncer no local. 

Outra consequência gravíssima da mineração é o transbordamento da bacia de rejeitos da mina. Assim como na barragem da Samarco que rompeu e gerou a tragédia de Mariana, a mineração de urânio gera resíduos extremamente tóxico e radioativos. Eles são contidos em bacias de rejeito, uma delas transbordou sete vezes em 2004. Com as chuvas torrenciais caindo sobre a região, os moradores estão em alerta também para outro transbordamento do tipo, que levaria material radioativo ao meio ambiente.

Exibições: 102

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço