Parlamentar japonês entrega carta a imperador sobre crise em Fukushima

Taro Yamamoto quebrou tabu ao tentar envolver família real na política. Carta foi dada pessoalmente ao imperador Akihito durante festa.

Um parlamentar japonês entregou uma carta ao imperador Akihito nesta quinta-feira (31) na qual expressava seu medo em relação ao impacto ambiental causado pelo desastre nuclear de Fukushima, quebrando um tabu ao tentar envolver o imperador em questões políticas.

Taro Yamamoto, que também é um ativista anti-nuclear, entregou a carta durante uma festa e gerou protestos na internet.

“Eu queria dizer informar ao imperador sobre a autal situação”, disse o parlamentar a jornalistas, referindo-se aos problemas de Fukushima. A usina nuclear sofreu vazamentos após o terremoto e tsunami de 2011.

“Eu queria que ele soubesse das crianças que foram contaminadas por radiação. Se isso continuar, teremos sérios impactos ambientais.”

O imperador inclinou sua cabeça ao receber a carta em suas mãos, mas depois a entregou para um assessor próximo. Yamamoto disse que o imperador não fez nenhum comentário ao receber o documento.

Cerca de 150 mil pessoas foram retiradas da área no entorno da usina nuclear após o desastre. A planta sofreu uma serie de explosões, causando contaminação por radiação no entorno.

O imperador Akihito, que fará 80 anos em dezembro, cumpre um papel apenas cerimonial no governo japonês e se mantém distante da política.

Yamamoto foi criticado por sua ação, que chocou parte da sociedade japonesa. Na internet, muitos pediram que ele renunciasse a seu cargo no Parlamento.

Foto:O parlamentar japonês Taro Yamamoto entrega uma carta ao imperador Akihito durante uma festa nesta quinta-feira (31) em um palácio imperial em Tóquio. Na carta, o parlamentar expressava seu medo em relação ao impacto ambiental causado pelo desastre nuclear de Fukushima, quebrando um tabu ao tentar envolver o imperador em questões políticas (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)

Fonte: Japão | G1

01/11/2013 08h34 - Atualizado em 01/11/2013 08h35

Exibições: 144

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço