O acidente de Fukushima, a presidenta Dilma e o congresso nacional

O Congresso Japonês organizou uma comissão independente com a finalidade de investigar o acidente de Fukushima de 11 de março de 2011. Para garantir que fosse "independente" a comissão não foi composta por membros de qualquer instituição nuclear ou de setores acadêmicos vinculados. As instituições nucleares são a Agência Japonesa de Segurança Nuclear (NISA/NSC), a TEPCO, empresa operadora das usinas de Fukushima, e o Ministério da Economia, que tem objetivos de desenvolver a energia nuclear.

A comissão do Congresso identificou que a principal causa do acidente de Fukushima foi uma falha humano-organizacional e que o tsunami foi utilizado pela TEPCO e pela Agência de Segurança Nuclear como meio de encobrir as suas responsabilidades.

A "captura" ou o controle da Agência de Segurança Nuclear pela TEPCO, com a finalidade de evitar despesas e garantir os lucros ao não implementar a regulamentação de segurança nuclear, caracteriza a falha humano-organizacional e fundamenta a principal causa do acidente de Fukushima.

A "captura" foi realizada pela TPCO que lidera o "lobby" nuclear, constituído por todas as instituições nucleares e setores acadêmicos vinculados.

O Ministério da Economia, que tinha em sua estrutura a Agência de Segurança Nuclear, não atuou para garantir a segurança nuclear, através da neutralização das ações do lobby, pois os objetivos do ministério eram de desenvolvimento ou promoção da energia nuclear. Em outras palavras, o governo japonês não tinha, em sua estrutura, meios de garantir a segurança das usinas nucleares e o funcionamento adequado da Agência de Segurança Nuclear.

A comissão do Congresso Japonês qualificou como um conluio as relações entre as instituições nucleares e afirmou que elas traíram o direito da nação à segurança nuclear. Também considerou que o acidente de Fukushima seria evitado se fosse contida a atuação do lobby e fosse implementada a regulamentação de acidentes severos e de perda total de energia elétrica.

Se a investigação não fosse realizada por uma comissão independente, dificilmente seriam desvendadas a atuação contra o interesse público da Agência de Segurança Nuclear e as muitas evidências do conluio entre a Agência de Segurança Nuclear e as instituições de promoção da energia nuclear.

O panorama institucional do Japão se reproduz no Brasil, uma vez que a Eletrobrás, Eletronuclear, o MME, o MCT e a Marinha são setores do governo que atuam para desenvolver a energia nuclear. Tal como no Japão, o governo brasileiro não tem em sua estrutura meios para garantir a segurança nuclear. Portanto, urge que o governo brasileiro e o Congresso Nacional criem comissões independentes, livres de qualquer tipo de lobby, para avaliar a segurança de nossas usinas e instalações nucleares e evitar a tempo situações de acidente nuclear como o de Three Mile Island e Fukushima.

Por Sidney Luiz Rabello 
JC e-mail 4705, de 15 de Abril de 2013
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86643

Exibições: 28

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço