Justiça nega habeas corpus a ex-presidente e ex-diretores da Eletronuclear

Por Ícaro Matos, para a EBC

A Justiça Federal no Rio de Janeiro negou os habeas corpus impetrados pela defesa dos ex-membros da diretoria da Eletronuclear, presos em julho na Operação Pripyat, um desdobramento da Lava Jato.

Os pedidos de liberdade foram julgados nessa quarta-feira (31) pelo Tribunal Regional Federal, que manteve as prisões preventivas do ex-presidente da estatal, vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, e dos ex-diretores Luiz Antônio de Amorim Soares, Pérsio Jordani e Edno Negrini, além do ex-superintendente Luiz Manuel Amaral Messias.

Os réus também tiveram negado o benefício da prisão domiciliar, mas o almirante Othon conseguiu a transferência para uma unidade militar.

Neste processo, os ex-executivos da Eletronuclear são acusados de receber propina em troca de favores na contratação de obras para a usina nuclear Angra 3, em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense.

O tribunal acatou o argumento do Ministério Público Federal, de que a manutenção da prisão preventiva dos acusados era necessária para desmantelar a organização criminosa, garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal.

Segundo o órgão, as investigações mostraram que mesmo depois de afastados dos cargos os denunciados interferiram em atividades da empresa, como a prestação de esclarecimentos ao Tribunal de Contas da União.

Os ex-integrantes da Eletronuclear respondem pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação e dilapidação de patrimônio.

O ex-presidente da estatal Othon Luiz Pinheiro, inclusive, já foi condenado a 43 anos de prisão no processo relativo à Operação Radioatividade.

Exibições: 24

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço