Irã desmente existência de usina nuclear militar secreta

Informação havia sido divulgada por organização dissidente.
Irã e potências voltam a negociar questão nuclear esta quarta em Genebra.

Irã negou nesta terça-feira (19) as acusações da oposição no exílio sobre atividades nucleares em uma instalação militar secreta, informou a agência oficial Irna.

"Desmentimos categoricamente os comentários sem fundamento sobre a existência de instalações nucleares no Irã", declarou o porta-voz da Organização de Energia Atômica iraniana (OEIA), Behruz Kamalvand, citado pela Irna.

O Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI) afirmou que dispunha de informações sobre uma nova instalação secreta do programa nuclear iraniano, conhecida pelo código "012" e situada perto da cidade de Mobarakeh (centro), capital da província de mesmo nome.

Segundo essa organização opositora, com sede na França, este lugar foi construído clandestinamente e está oculto em uma ampla zona militar.

O CNRI revelou no passado várias instalações do programa nuclear iraniano, como a usina de enriquecimento de urânio de Natanz, em 2002. Mas os especialistas ocidentais acolheram com ceticismo outros anúncios.

As grandes potências e o Irã se reunirão nesta quarta-feira, em Genebra, para tentar alcançar um acordo sobre o polêmico programa nuclear de Teerã, depois que as negociações mantidas há dez dias não apresentaram resultados.

O CNRI reagrupa várias organizações de opositores ao regime iraniano.

Fonte:G1 | mundo - 19/12/2013

Exibições: 21

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço