II Jornada Antinuclear do Ceará vai discutir projeto de mineração de urânio em Santa Quitéria

A cidade de Santa Quitéria, no Ceará, é palco de um ambicioso projeto de mineração de urânio para abastecer as usinas nucleares brasileiras que já existem ou são planejadas. Essa perspectiva, que assusta as comunidades locais, será discutida no município nos próximos dias 15 e 16, durante a II Jornada Antinuclear do Ceará, com momentos de integração da luta Antinuclear brasileira, esclarecimentos e protesto sobre a situação em Santa Quitéria.

O evento, promovido pela Articulação Antinuclear do Ceará, vai trazer representantes de comunidades afetadas pelo Programa Nuclear Brasileiro para trocar experiências com a população de Santa Quitéria. De Caetité (BA) vêm os atingidos pela mineração de urânio realizada pela Industria Nuclear Brasileira, a INB, que tem contaminado solo, água e levado a um aumento dos casos de câncer na região. De Angra dos Reis (RJ) vêm os afetados pelas Usinas Nucleares brasileiras, de responsabilidade da Eletrobras.

A programação acontecerá na cidade de Santa Quitéria, à 222km de Fortaleza e é aberta a todos os interessados. No dia 16, acontecerá uma audiência pública no salão paroquial da igreja matriz de Santa Quitéria. Erivan Silva, da Articulação Antinuclear do Ceará e da Cáritas ressalta a relevância da atividade: “É importante a audiência porque dessa vez as comunidades terão vez e voz. Apesar dela ser realizada pela assembleia legislativa, a comissão que está organizando o evento decidiu a composição da mesa e as falas. Então nós podemos garantir que desta vez, diferente das audiências organizadas pelo Ibama, teremos mais tempo e oportunidade para as comunidades mostrarem sua voz”, afirma.

Conheça a programação completa:

Programação

15/11 – Domingo

09h – Seminário Antinuclear: Angra dos Reis, Caetité e Santa Quitéria – Impactos Socioambientais e Experiências de Resistência

Local: Comunidade de Riacho das Pedras, Santa Quitéria

14:30h – Reunião da Articulação Antinuclear Brasileira

Local: Comunidade de Riacho das Pedras, Santa Quitéria

20h – Atividade Cultural: Xô Nuclear

Local: Praça da Igreja Matriz de Santa Quitéria

16/11 – Segunda-feira

7h – Manifestação contra o Projeto Santa Quitéria de Mineração de Urânio e Fosfato.

Local: Centro da cidade de Santa Quitéria

9h – Audiência Pública sobre o Projeto Santa Quitéria

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz

18h – Roda de Conversa: impactos socioambientais do ciclo nuclear no Brasil – A experiência de Angra dos Reis e Caetité.

Local: Distrito de Saco do Belém. 

Mais sobre o Projeto Santa Quitéria

O projeto prevê a instalação de um complexo industrial dedicado à mineração e beneficiamento de fosfato e urânio a ser executado por um consórcio formado por INB e Grupo Galvani. A localização do complexo aproveitaria a jazida fósforo-uranífera de Itataia, descoberta na década de 70 e considerada a maior reserva de urânio do país.

O Projeto, orçado em cerca de R$ 860 milhões de reais, contará com financiamento público do Banco do Nordeste do Brasil (em mais de 70% do total) e com investimentos do Governo do Estado do Ceará em obras de infraestrutura.

A população e organizações locais preocupam-se com as consequências da mineração na área e procuram entender melhor os impactos do empreendimento, considerado uma grave ameaça por potenciais danos à saúde e ao ambiente das populações, riscos de acidentes radioativos e violações aos direitos humanos. Elas defendem também que o Estudo de Impacto Ambiental apresentado ao IBAMA tem várias deficiências.

Exibições: 173

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço