Cristovam Buarque critica opção por energia nuclear

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a suspensão das obras da usina Angra 3 e mais investimentos em produção de energia eólica e solar.

Para ele, o projeto de Angra 3 está marcado pela corrupção e não cumpre os critérios de segurança, essenciais para o funcionamento desse tipo de empreendimento. O senador lembrou que o rompimento de barragens em Mariana (MG) mostra a importância desse requisito.

Além disso, Cristovam afirmou que os perigos que a energia nuclear pode representar para a humanidade são suficientes para fundamentar uma decisão de se interromper quaisquer projetos ligados ao setor, acrescentou o senador, ao defender um projeto dele que suspende por 30 anos a construção de usinas nucleares, para promover mais pesquisas no setor.

Cristovam Buarque disse que essas idéias foram encaminhadas à presidente da República, Dilma Rousseff, em carta elaborada após no seminário “usinas nucleares, lições da experiência mundial”, realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, nos dias 28 e 29 de outubro.

 Nós precisamos alertar a população brasileira dos riscos que significa a opção nuclear em um país com as alternativas de energia que nós temos, alternativas já em vigor. Hoje, 3% saem das usinas nucleares. O Brasil pode perfeitamente funcionar bem com 3% a mais em outras centrais que não são nucleares ou até reduzindo esse consumo, como nós provamos que somos capazes quando houve o apagão durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.


Clique para assistir o vídeo

Exibições: 17

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço