Greenpeace quer que Japão substitua nuclear por renováveis

O Greenpeace pediu, essa semana, ao Japão que abandone os seus planos para reativar as centrais nucleares e instou o país a promover as energias renováveis e a fixar metas concretas nesse sentido, como as da Alemanha.

A organização ecologista fez o pedido esta manhã ao Executivo nipónico, numa altura em que se aproxima o quarto aniversário da catástrofe nuclear em Fukushima e antes da visita ao Japão da chanceler alemã, Angela Merkel, que terá lugar entre os dias 08 e 10.

A viagem de Merkel servirá para preparar a cimeira do G7, que se celebra em junho na Alemanha, e onde se discutirão questões como a luta contra as alterações climáticas, entre outros temas.

O Governo nipónico estuda atualmente a possibilidade de fixar a proporção de energia nuclear entre 15 e 25% da sua produção energética total em 2030, uma percentagem que a Greenpeace classificou de "pouco realista" num comunicado.

Segundo a organização ecologista, o Japão não vai conseguir alcançar essa proporção de produção energética, nem mesmo ativando todas as suas centrais nucleares que permanecem desativadas desde o acidente nuclear de 11 de março de 2011.

"A política pró-nuclear do primeiro-ministro Shinzo Abe não tem credibilidade e prejudica o investimento nas renováveis, apesar do enorme potencial destas fontes de energia no Japão", assinala a organização.

Assim, a Greenpeace pede ao Executivo nipónico que siga o exemplo da Alemanha e opte por "reestruturar totalmente a sua política energética para construir um futuro com energias limpas".

Na sequência da crise nuclear de Fukushima, o Governo alemão decidiu desativar os oito reatores do país e aprovou um plano para abandonar totalmente a energia atómica a partir de 2022.

Ao mesmo tempo, Berlim fixou o objetivo de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2020, em comparação com os níveis de 1990.

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço