Enxames de águas-vivas estão desligando usinas nucleares no Atlântico Norte

Por Gabriel Garcia, para a Revista Info

Um grupo de pesquisadores australianos e ingleses descobriu que enxames de águas-vivas foram responsáveis pelo desligamento de usinas elétricas em países banhados pelo Atlântico note.

A mudança climática é considerada pelos pesquisadores como uma das razões para que cada vez mais águas-vivas se reunissem em enxames, que podem reunir milhões de animais por dezenas de quilômetros.

Um enxame de águas-vivas da espécie Aurelia desligou o maior reator nuclear da Suécia por dois dias em 2013, depois de bloquearem a entrada de água resfriada da usina. Desde 2011, casos parecidos aconteceram nos Estados Unidos, Japão e Escócia.

Os pesquisadores colocaram sensores de GPS em 18 águas-vivas no litoral da França para monitorar o comportamento do animal no Atlântico norte.

"Os enxames de água-viva podem estar crescendo em virtude da mudança climática e da pesca predatória", afirma Graeme Hays, chefe da equipe de pesquisadores da Universidade de Swansea, na Inglaterra, que realizou o estudo. A pesquisa foi realizada em 2011 e publicada em janeiro.

De acordo com o órgão da ONU responsável por estudar as mudanças climáticas no planeta, a temperatura da superfície da terra e dos oceanos aumentou 0,85 ºC desde 1880.

Águas mais quentes são condições excelentes para que as águas-vivas se reproduzam: o aumento na temperatura acelera o metabolismo do animal, que passa a crescer mais rápido, comer e se reproduzir mais frequentemente, além de viver mais tempo.

Outro problema causado pelos enxames é o extermínio de cardumes inteiros de peixes nos mares do Atlântico Norte.

No ano passado, cerca de 300 mil salmões de uma fazenda marinha morreram no mar da Escócia após águas-vivas entrarem no duto que leva oxigênio para os criadouros dos peixes. Os cnidários também matam outros animais marinhos pelas queimaduras ao contato com a pele do animal.

Os pesquisadores agora buscam desenvolver um sistema, parecido com a previsão do tempo, para prever os movimentos desses enxames e minimizar os danos causados.

Mas, segundo o estudo, a principal preocupação deve ser com o aumento da temperatura dos oceanos no próximo século.  “Os enxames são um grande indicador de que algo está errado com o oceano”, afirma Lisa-ann Gershwin, diretora de um centro de estudos marinhos australiano que participou da pesquisa.

Exibições: 19

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço