Ex-Primeiro Ministro do Japão encoraja o atual primeiro ministro Shinzo Abe a abandonar a energia nuclear

REUTERS - 12 de novembro de 2013.

O ex-premier japonês Junichiro Koizumi pediu a seu sucessor, o atual primeiro-ministro Shinzo Abe que o Japão abandone a energia nuclear, aumentando a pressão sobre o governo para reconsiderar sua posição sobre a impopular energia atômica.

Koizumi foi um dos primeiros-ministros mais populares do Japão, antes de deixar o cargo em 2006. Seus comentários influenciam o público em geral e o bloco governista , liderado pelo seu antigo Partido Liberal Democrático (LDP) .

A energia nuclear tem sido controversa desde que a usina nuclear de Fukushima, ao norte de Tóquio, foi atingida por um grande terremoto seguido de tsunami em 2011, provocando explosões, o derretimento de três dos quatro reatores, resultando no pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl.

"Se o LDP decidir abandonar a energia nuclear, todos os partidos o apoiariam, visto que a oposição já apóia isso", disse Koizumi em entrevista coletiva .

"Isso seria um projeto magnífico. O primeiro-ministro pode usar o seu poder para utilizar a natureza como recurso para geração de energia. Não há outros primeiros-ministros tão afortunados como ele."

Koizumi apoiou a energia nuclear quando ele era primeiro-ministro e seus apelos nos últimos meses para o país desistir desta fonte são uma dor de cabeça para o governo.

Abe pretende reduzir a energia nuclear o tanto quanto possível, mas acredita que seria irresponsável  desistir imediatamente , porque isso ameaçaria um fornecimento estável de energia.

Koizumi disse que se o dinheiro utilizado para construir usinas nucleares fosse gasto em fontes renováveis de energia seria possível estimular seu amplo desenvolvimento tecnológico.

Mais de dois anos e meio após o desastre na usina nuclear de Fukushima Daiichi , a operadora , Tokyo Electric Power Co (TEPCO), ainda está tentando conseguir parar os vazamentos de radiação .

Koizumi afirma que Abe pode definir a posição do Japão sobre o assunto.

"Mesmo dentro do LDP, há bastante legisladores cujo coração está inclinado para a defesa da política de zero nuclear. O poder de um primeiro-ministro é enorme. Se ele propôr a política de zero nuclear, não surgirão objecções. "

Questionado sobre o apelo de Koizumi , o Chefe de Gabinete Yoshihide Suga indicou que o governo pretende manter a sua política de redução gradual da participação da energia nuclear na matriz energética do país.

"O governo acredita que é extremamente importante administrar sua política de energia de forma responsável ", disse Suga .

O atual primeiro ministro Abe está bem nas pesquisas de opinião, devido ao sucesso de sua política econômica. Mas a política energética pode vir a ser seu calcanhar de Aquiles: uma pesquisa realizada pela Asahi Shimbun mostrou que 60 % dos entrevistados apóiam a proposta de zero nuclear do ex-primeiro ministro Koizumi .

(Reportagem de Kiyoshi Takenaka , Edição de Robert Birsel )

Exibições: 143

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço