Em 5 anos, usina de Fukushima completa apenas 10% de seu desmantelamento

Da Agência EFE

O processo de desmantelamento da danificada usina atômica de Fukushima chegou a 10% no decorrer de quase cinco anos de trabalho, desde o desastre nuclear em março de 2011.

Akira Ono, principal responsável pelos trabalhos de desmantelamento, disse que a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tokyo Electric Power – TEPCO, na sigla em inglês) realizou “progressos visíveis” na gestão das instalações nucleares desde que estas sofreram avarias irreparáveis quando foram tingidas pelo gigantesco tsunami gerado após o terremoto em 11 de março de 2011.

Após a explosão da crise nuclear que atraiu a atenção de todo o planeta, foi possível “estabilizar a segurança da usina”, afirmou o diretor durante uma visita de jornalistas ao complexo Fukushima Daiichi.

Ono destacou a retirada no final de 2014 de todo o combustível nuclear do reator 4, o que foi menos afetado pela catástrofe natural, assim como o processamento de toda a água altamente radioativa que era acumulada na usina.

Estes passos, unidos a outras medidas para controlar as fugas de líquido radioativo e os preparativos para desmantelar as danificadas unidades 1, 2 e 3 da usina, fazem com que Ono se mostre “um pouco satisfeito” pelo que foi cumprido até este ponto.

A Tepco, porém, enfrenta agora a etapa mais difícil da luta para deixar para trás o pior acidente nuclear desde o de Chernobyl (Ucrânia) em 1986. O desafio agora é a retirada das barras de combustível gasto e fundido dos três citados reatores, algo que até o momento nunca foi realizado nestas condições.

“Não temos um conhecimento preciso do estado dos vasos dos reatores, portanto estamos perante um desafio sem precedentes”, admitiu Ono, acrescentando que a Tepco “tenta idealizar soluções” que sejam possíveis hoje em dia e outras que talvez resultem viáveis tecnicamente em um futuro.

A Tepco acredita nos avanços da robótica para as tarefas mais delicadas, perante a impossibilidade de que sejam desempenhadas por trabalhadores humanos devido aos níveis mortais de radiação dentro dos vasos dos reatores.

Marionetes manuseadas por controle remoto e equipadas com câmeras já foram introduzidas no primeiro vaso de contenção do reator 1 para analisar as condições ambientais e de radiação, bem como para localizar o combustível nuclear fundido.

O diretos explicou que várias empresas tecnológicas japonesas e centros estatais trabalham atualmente em outros protótipos de robôs especialmente desenhados para uma missão similar nos reatores 2 e 3.

Se o processo avançar dentro do previsto, por volta de 2017 começaria a ser retirado o combustível dos três reatores, uma tarefa acompanhada de outras medidas de segurança, como a instalação de coberturas de proteção para evitar que se dispersem materiais radioativos.

O desmantelamento da central irá durar “entre 30 e 40 anos”, segundo o diretor da usina.

Além disso, a Tepco enfrenta outro problema de caráter mais urgente: o acúmulo de água radioativa na usina, contaminada com isótopos nucleares após ser usada para refrigerar os reatores ou após ser filtrada desde os aqüíferos subterrâneos até as instalações atômicas.

A companhia acaba de concluir a construção de um muro de gelo subterrâneo destinado a ser parte da solução, enquanto estuda o que fazer com os 750 mil tanques instalados na usina para armazenar milhões de toneladas de água contaminada, e cuja quantidade aumenta diariamente.

O custo total do processo de desmantelamento é estimado entre 1 e 2 trilhões de ienes (cerca de 7,7 bilhões e 15,4 bilhões de euros), que servirão principalmente para pesquisa e desenvolvimento da tecnologia necessária, segundo detalhou o porta-voz da empresa, Yuichi Okamura.

A isso é preciso acrescentar 5,8 trilhões de ienes (44,8 bilhões de euros) até agora em compensações à população que foi evacuada por causa da catástrofe, assim como “dezenas de trilhões de ienes” que custou ao Estado substituir o uso de energia nuclear por combustíveis fósseis, acrescentou o porta-voz.

Exibições: 33

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço