Destinação de lixo nuclear preocupa participantes de seminário no Senado

Da Agência de Notícias do Senado

A questão da destinação final do lixo nuclear no Brasil, que até hoje não foi resolvida, foi o principal tema em debate, na manhã desta terça-feira (27), no seminário internacional Usinas Nucleares — Lições da Experiência Mundial, promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado no auditório do Interlegis. No caso brasileiro, os rejeitos têm sido armazenados em áreas próximas às usinas Angra 1 e Angra 2, mas especialistas advertem que a solução não é satisfatória.

Conforme o físico Luiz Pinguelli Rosa, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-presidente da Eletrobras, ainda não há no mundo uma solução definitiva para esse material, nem garantia total de segurança para o meio ambiente e para a população.

— No Brasil, esse material está armazenado no terreno dos reatores nucleares em Angra dos Reis. O problema é que é uma área com propensão a desabamentos — observou.

Os rejeitos de baixa e média radioatividade são guardados em depósitos provisórios ou permanentes. O grande problema está no lixo de alta radioatividade, como restos do combustível que move as usinas. Esse material, que leva milhares de anos para ter sua radioatividade reduzida, é armazenado provisoriamente em piscinas especiais localizadas próximas ao reator.

Beneficiária e vítima

O ativista social Francisco Whitaker, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz, manifestou-se contra a decisão do governo de prosseguir com a construção da usina nuclear de Angra 3 depois do acidente nuclear em Fukushima, no Japão.

Whitaker disse que a sociedade é, ao mesmo tempo, beneficiária da energia nuclear e potencial vítima de um acidente. Para ele é necessário aprofundar o debate com a população sobre os riscos desse processo de geração de energia:

— A probabilidade de acontecer é de 0,001%, mas esse “unzinho” é terrível. Significa milhares de pessoas evacuadas. Milhares de pessoas que não poderão voltar às suas casas — avaliou.

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço