Carta Aberta por 1 Minuto de Silêncio nos Jogos Olímpicos

Carta Aberta ao sr. Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional

Sr. Presidente.

Representamos as duas organizações que estão buscando concretizar um Minuto de Silêncio na abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro: Hibakusha Brasil pela Paz e Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares.

Essa proposta, surgida no Fórum Social Mundial Temático sobre o Nuclear em março deste ano em Tóquio, nos mobilizou imediatamente frente a extraordinária coincidência em que se baseou: os Jogos Olímpicos - um evento esportivo criado para ajudar a construir a Paz entre as nações – serão abertos no Rio de Janeiro, em 2016, no dia 5 de Agosto, e esse dia será o 6 de Agosto em Hiroshima, onde uma vez mais se recordará, com um Apelo pela Paz, a tragédia da bomba atômica há 71 anos. Temos de fato uma incrível oportunidade de convidar milhões de pessoas, atentas no mundo todo à abertura dos Jogos, a refletirem juntas sobre a Paz a que todos aspiram.

Consultamos então o Prefeito de Hiroshima, sr. Kazumi Matsui, que acolheu a proposta e lhe escreveu imediatamente, sr. Bach, em nome da Associação Prefeitos pela Paz, que ele preside, para que fosse apresentada ao Comitê Olímpico Internacional.

Vimos em seguida crescer, pelo mundo afora, o apoio de pessoas e organizações, através de várias petições que foram lançadas e que continuam a receber adesões.

Sr. Presidente, estão ocorrendo em toda parte atos de violência – dos quais não escapa o próprio Rio de Janeiro, onde se realizarão os Jogos Olímpicos. Mas a intensificação da violência cega do terrorismo está tornando ainda mais evidente a necessidade de um Minuto de Silencio pela Paz na abertura dos Jogos.

É urgente que ecoe em todo o planeta um grito silencioso de solidariedade com as vítimas de todos os tipos de violência, que será ainda mais forte se ocorrer no exato momento em que, em 1945, explodia uma bomba atômica sobre uma cidade japonesa.  

Bastará uma palavra sua chamando a atenção do mundo para o Apelo pela Paz simbolizado pela revoada de pombas brancas que estará acontecendo nesse mesmo momento em Hiroshima – cuja imagem poderia estar sendo mostrada no Estádio.

Esse gesto não poderá ser interpretado como hostil aos Estados Unidos, como foi ponderado no Comitê Olímpico Internacional. O próprio Presidente Obama foi a Hiroshima para homenagear essa cidade mártir e clamou por um mundo sem as armas que fazem “a morte cair do céu”! O Mundo quer e precisa de Paz!

Sr. Presidente, temos a esperança de que o Comitê Olímpico Internacional não deixará escapar esta oportunidade extraordinária de uma imensa comunhão planetária por essa tão difícil e tão necessária Paz.

Cordialmente, 

Takashi Morita, 92 anos, Presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz

Chico Whitaker, Right Livelihood Award (Prêmio Nobel Alternativo) 2006. 

Contribua com a campanha, assine nossa petição!

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço