Capixabas correm riscos com a construção de usina nuclear, afirma ambientalista

Por Ubervalter Coimbra, para o Século Diário
Os capixabas correm risco com a instalação de uma usina nuclear. E vão lutar contra o projeto, afirmou nesta segunda-feira (18) o presidente da Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapema), Mário Camilo. 
 
Na final da década de 70, os capixabas começaram uma grande batalha contra a implantação de uma usina nuclear em Aracruz, norte do Estado. Em plena ditadura militar, foram realizados atos públicos em Vitória, e saiu uma carreata da  Grande Vitória para manifestação em Aracruz. Foram fretados ônibus, com passagem gratuita, para transporte de pessoas da comunidade.
 
O  projeto não foi tocado, e o governo anunciou no início da de 80 que sua prioridade eram as usinas de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
 
É a este movimento que o presidente da Acapema se refere para  afirmar que os  capixabas têm tradição na resistência à energia nuclear. Mário Camilo lembra que nem em países como Estados Unidos da América, Rússia e Japão, onde o domínio da tecnologia nuclear é antigo, se conseguiu evitar grandes desastres com as usinas nucleares. Quanto mais no Brasil, questiona.
 
A retomada do tema energia nuclear no Espírito Santo para construção de uma usina ocorreu com publicação em PetroNotícias. O texto reporta à tese da Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), de que o Brasil tem necessidade de construir pelo menos  12 usinas nucleares até 2050. A proposta conta com o apoio do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga.
 
O Espírito Santo não tem recursos hídricos em quantidade para um projeto desta natureza, assina o presidente da Acapema. Lembra que os grandes projetos, como das usinas de pelotização, siderurgia e celulose, já se apropriaram de toda a água do Espírito Santo. E existem novos empreendimentos, todos vorazes consumidores de água, como a siderúrgica da Vale, em Anchieta. 
 
Mário Camilo também lembra que o Espírito Santo tem energia suficiente. E que o governo federal não consegue tocar sequer os projetos hidroelétricos, quanto mais  novos projetos de usinas nucleares.
 
Também lembra que o ciclo nuclear aberto pelo governo militar tinha em vista colocar o Brasil no grupo de países com domínio da tecnologia nuclear. Para isto, comprou tecnologia da Alemanha a preço de ouro. Mas já se tratava de tecnologia ultrapassada à época.
 
O presidente da Acapema também cita a relação custo/benefício da energia nuclear. Trata-se de uma energia cara, com manutenção complexa do sistema. Mário Camilo não tem dúvidas de que tais projetos colocam a população em risco. E afirma que os capixabas não vão aceitar uma coisa destas. Se insistirem com os projetos nucleares, os capixabas voltarão às ruas.
 
No site que defende as novas usinas,  é sugerido que os próprios governos do Espírito Santo, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, com potencial para receber as novas usinas  nucleares, se manifestem a favor dos projetos.

Exibições: 28

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço