Campanha cobra Compromissos de Presidenciáveis sobre Mudanças na Política Energética

Data: 01 de outubro de 2014

Brasília, D.F. – Entidades da sociedade civil reunidas na campanha “Energia para a Vida!” divulgaram nesta quarta-feira (01/10) uma petição aos candidatos a Presidente da República, cobrando compromissos para viabilizar uma nova política energética para o Brasil.

 

 “O Brasil é um país com potencial para tornar realidade uma política energética com grandes benefícios sociais e econômicos, que preserve a natureza e contribua com a luta contra o aquecimento global....Com a tecnologia que dispomos hoje, não faz mais sentido insistir em uma política energética antiquada, que privilegia a queima de carvão e petróleo, a energia nuclear e a construção de grandes barragens nos rios brasileiros, com reconhecidos danos socioambientais” argumenta a petição, assinada por mais de 80 organizações civis.

 

Um das principais reivindicações da petição é a garantia da transparência e participação da sociedade civil na tomada de decisões sobre o planejamento energético, inclusive com assento no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)  que hoje se caracteriza como espaço extremamente fechado, onde prevalecem os interesses de grandes empresas e grupos políticos. 

 

Outro destaque é a necessidade de  priorizar a conservação e o uso eficiente da energia. Hoje, o Brasil tem o potencial de poupar 30% de toda energia que consume, apenas com medidas de eficiência energética, com ganhos para toda sociedade. Nos sistemas de transmissão e distribuição de energia, estima-se que daria para evitar um terço das perdas atuais que estão na ordem de 15 a 17%.

 

Sobre a geração de energia, a petição cobra “um processo de transição para diversificar a matriz energética brasileira para que o sol, os ventos e a biomassa sejam partes significativas da matriz de geração de energia do Brasil”, com prioridade para a “descentralização e micro-geração de energia, com a participação das comunidades”.  Além disso, os assinantes destacam a necessidade de “assegurar o pleno respeito e a garantia dos direitos humanos das populações atingidas por empreendimentos energéticos”, o que não vem ocorrendo em grandes projetos como Belo Monte. 

 

Campanha Energia para a Vida! foi lançada em agosto de 2014 por diversas entidades da sociedade civil com o objetivo de promover uma nova política energética à altura dos desafios do século 21, baseada em princípios de eficiência econômica, justiça social, respeito à diversidade cultural, participação democrática e sustentabilidade ambiental.

 

Para saber mais sobre a campanha visite o site:  www.energiaparavida.org 

A questão energética nos programas dos presidenciáveis

Petição Institucional - Energia para a vida

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Articulação Antinuclear Brasileira para adicionar comentários!

Entrar em Articulação Antinuclear Brasileira

Fazemos parte da Frente por uma Nova Política Energética

Acesse!

Site      Facebook    Twitter

© 2024   Criado por Articulação Antinuclear BR.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço